Miscelânia Terapia Intensiva Cardiológica

Paciente internado inicia com quadro de diarreia: que causas pensar?

Escrito por Valkercyo Feitosa

Esta publicação também está disponível em: Português Español

A Diarreia em pacientes hospitalizados possui incidência variável, a depender do critério diagnóstico utilizado, e se associa com aumento do tempo de internação e custos hospitalares.

A definição mais comumente aceita é a do aumento do número de evacuações líquidas (>3 vezes/24h). Os principais fatores associados são: idade (>60 anos), gravidade clínica, hipoalbuminemia e tempo de hospitalização.

Dentre as principais causas estão: 1- uso de medicamentos (antibióticos, quimioterápicos e supressores gástricos), 2-Infecções bacterianas/virais, 3-agentes laxativos e 4-nutrição enteral;

Apesar da ampla variedade de fatores envolvidos na diarreia, o uso indiscriminado dos antimicrobianos tem sido apontado como um dos principais causadores de diarreia nosocomial, particularmente ao facilitar a colonização e infecção intestinal pelo Clostridium difficile. Atualmente, reconhece-se este patógeno como a principal causa infecciosa de diarreia nosocomial.

Diante de um paciente hospitalizado que desenvolve diarreia, devemos:

  • Avaliar os diversos medicametos que podem ser causas;
  • Revisar fatores de risco para infecção por Clostridium difficile, e solicitar pesquisa laboratorial (leucócitos fecais/toxinas A e B);
  • Realizar modificações dietéticas que possam perpetuar diarreia;
  • Se nutrição enteral: reduzir infusão, reduzir osmolaridade da dieta e aumentar quantidade de fibras solúveis;
  • Avaliar uso empírico de probióticos e antidiarrêicos (loperamida e racecadotril) para os casos de difícil controle, sempre avaliar o risco/benefício nos casos de diarréia infecciosa.

Em breve mostraremos como fazer o diagnóstico da Colite Pseudomembradosa, como realizar tratamento e o benefício do uso de Probióticos.

Referencia:

1-Reintam Blaser A, Deane AM, Fruhwald S. Diarrhoea in the critically illCurr Opin Crit Care. 2015

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner ECG

Deixe um comentário

Sobre o autor

Valkercyo Feitosa

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site