Arritmia

5 dicas sobre arritmias que todo médico deveria saber

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

1- Fibrilação atrial é uma das principais causas de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI). Lembrar desta causa mesmo quando o holter normal de 24h não revelar a arritmia. Maiores detalhes neste post.

2- A causa mais comum de síncope é vasovagal. Veja mais neste post.

3- Não é indicado prescrever amiodarona para “limpar o holter”. Não sabe do que estamos falando? Veja este post.

4- Taquicardia com complexo QRS largo (> ou = a 120 ms) pode ser causada por 2 principais etiologias: taquicardia ventricular e taquicardia supraventricular com aberrância. Há vários algoritmos para diferenciar estas 2 situações mas a maiorias é complicada para o não cardiologista usar. Quer aprender uma forma simples de diferenciar olhando para apenas uma derivação? Veja esta regra.

5- A maioria das pessoas já ouviu falar que o primeiro passo para tentar reverter uma arritmia supraventricular paroxística é fazer manobra vagal. Mas a maioria também acha que na  prática esta medida não adianta de muita coisa. Já ouviu falar desta medida simples que faz com que a manobra vagal reverta cerca de 50% das taquiarritmias supraventriculares paroxísticas? Você só precisa de uma seringa para fazê-la. Veja neste post.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: