Sem categoria

Abertura em cúpula ou em domo – o que significa?

 

O cardiologista clínico precisa estar habituado a certos termos usados no laudo de exames complementares para poder interpretá-los adequadamente. Um termo muito utilizado em laudos de ecocardiograma é o de abertura em cúpula ou de abertura em domo. O que significa? Este termo se refere a uma forma peculiar abertura das valvas cardíacas. Normalmente as valvas ao se abrirem fazem um movimento similar ao de uma janela, ou seja, as suas extremidades se separam. Exemplo:
httpv://www.youtube.com/watch?v=Bv5SGBrEid8
Em determinadas valvopatias, há acometimento principalmente das extremidades das cúspides. No exemplo mais clássico que é a febre reumática, ocorre muitas vezes uma fusão das extremidades das cúspides assim como das comissuras valvares. Isto faz com que as mesmas não consigam se afastar adequadamente durante a abertura valvar. Exemplo:
Mas de onde vem o termo abertura em cúpula ou em domo? A cúpula ou domo é uma abóboda hemisférica ou esferóide usada na parte superior de igrejas e catedrais. Exemplo:
Foto da Basílica de Santa Maria del Fiore – Florença – Itália.
 
A abertura em cúpula ocorre apenas na valva mitral? Não, pode ocorrer nas outras vávulas também. 
 
A abertura em cúpula é patognomônico de valvopatia reumática? Não. Outras etiologias podem gerar este aspecto. Exemplo: alterações congênitas como válvula aórtica bicúspide (ou bivalvular) e estenose pulmonar congênita.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: