Hipertensão arterial sistêmica

As auto-medidas da pressão arterial (AMPA) realizadas com monitores conectados a smartphone são melhores para o controle da hipertensão?

Escrito por Audes Feitosa

Esta publicação também está disponível em: Português

Diversas diretrizes afirmam que a auto-medidas da pressão arterial (AMPA) melhora o diagnóstico, a adesão e o controle da hipertensão arterial. (Mais detalhes sobre AMPA, veja nosso podcast: https://d3gjbiomfzjjxw.cloudfront.net/podcast-cardiopapers-pauta-mapa-mrpa-ampa/).  Estão chegando ao mercado modelos de monitores modernos de pressão arterial conectados a aplicativos de smartphone. Diante disto, fica uma pergunta:  será que estes equipamentos mais modernos e mais caros, no lugar dos equipamentos mais simples e baratos, terão influência na maior redução da pressão arterial? Para responder a esta dúvida foi realizado um estudo randomizado que avaliou se a AMPA utilizando um aplicativo no smartphone conectado, foi superior à AMPA padrão (sem smartphone) para ajudar na redução da pressão arterial (PA) ou na satisfação do paciente.

Este ensaio clínico foi realizado em 23 sistemas de saúde dos EUA e incluiu pacientes que relataram em sua última consulta PA descontrolada, desejo de baixar a PA e que possuíam um smartphone. Os participantes elegíveis foram randomizados para AMPA conectado (monitor de PA emparelhado a um aplicativo de smartphone) ou AMPA padrão (monitor de PA sem conexão a smartphone). Os participantes receberam seu monitor de PA pelo correio, juntamente com materiais educacionais baseados na web e suporte por telefone, conforme necessário. Nenhum envolvimento clínico foi realizado e o estudo não forneceu mecanismos especiais para fornecer medições aos médicos para uso no manejo da PA. O desfecho foi a redução da PA sistólica, definida como a diferença entre a PA no consultório no momento zero e a PA no consultório extraída dos prontuários eletrônicos após 6 meses.

Dos 2.101 pacientes participantes (50,0% para cada intervenção); 1.191 eram mulheres (56,7%), média de 58 anos, quase um terço eram negros ou hispânicos e a maioria estava relativamente confortável com o uso da tecnologia. A redução da PA sistólica durante os 6 meses do uso da AMPA foi de 10,8 mmHg versus 10,6 mmHg, respectivamente, nos grupos conectado versus padrão (diferença ajustada, -0,19 mmHg; IC 95%, -1,83 a 1,44; P = 0,81). Os desfechos secundários foram em sua maioria semelhantes, exceto pela obtenção documentada de controle da PA < 140/90 mmHg, 32% do grupo conectado vs 29% do grupo padrão (odds ratio, 1,15; 95% CI, 1,01-1,34).

Este ensaio clínico randomizado demonstrou que a AMPA emparelhado a um aplicativo de smartphone não foi superior a AMPA sem conexão a smartphones para redução da PA ou satisfação do paciente.

Ficam uma certeza e uma dúvida. A certeza de que não é o modelo do monitor utilizado que fará uma maior redução na PA do paciente.  E a dúvida de que se associado ao uso equipamento conectado, tivesse a transmissão e comunicação com o médico para a orientação sobre novas consultas e ajustes medicamentosos, a AMPA no smartphone não teria melhor desempenho que a AMPA padrão?

Em suma, este estudo nos deixa duas principais mensagens. A primeira, o uso da AMPA reduz a pressão arterial de forma significativa. E a segunda mensagem, não devemos recomendar o uso de monitores mais caros e com mais tecnologias se o objetivo for apenas a maior redução da PA. Oriente seu paciente a realizar a AMPA, com qualquer monitor automático de PA, desde que validado, tanto faz, se mais simples ou mais sofisticado.

 

REFERÊNCIA

Pletcher MJ, Fontil V, Modrow MF, et al. Effectiveness of Standard vs Enhanced Self-measurement of Blood Pressure Paired With a Connected Smartphone Application: A Randomized Clinical Trial. JAMA Intern Med. Published online August 15, 2022. doi:10.1001/jamainternmed.2022.3355 ()https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/2794971)

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner ECG

Deixe um comentário

Sobre o autor

Audes Feitosa

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site