Miscelânia

Achou aneurisma de uma porção da aorta? Não esqueça de avaliar o resto do vaso!

Eduardo Sansolo
Escrito por Eduardo Sansolo

O aneurisma de aorta é uma condição potencialmente letal, uma vez que pode levar à ruptura ou dissecção. A etiologia das dilatações da Aorta varia conforme sua topografia sendo, na Ascendente (As),  predominantemente secundários à necrose cística da média, enquanto na torácica Descendente (Ds) e Abdominal(Ab) são de natureza aterosclerótica. Apesar das diferentes etiologias e das fracas evidências científicas, os guidelines recomendam o screening total da aorta caso um aneurisma seja detectado em um segmento.

Em face deste problema, o DANCAVAS (Danish Cardiovascular Multicentre Screnning Trial), um estudo observacional populacional realizou tomografias sem contraste de corpo todo a fim de averiguar a concomitância de dilatações da Aorta em seus vários segmentos. Este estudo contou com 10041 pacientes (9301 homens) com idade média de 69 +- 3 anos em uma população heterogênea em toda a Dinamarca. A prevalência geral de dilatações da Aorta As, Ds e Ab foi, respectivamente, 4%, 2,5% e 9,3%. Dos pacientes com dilatação da As, 26,9% possuíam dilatações da Ds e/ou Ab. Já os pacientes que apresentaram este problema na Ds também possuíam dilatações da As/Ab em 47% dos casos. Enquanto isso, os pacientes com dilatações da Ab evidenciaram este problema na As e/ou Ds em 16% dos casos. Ao analisar os pacientes  tabagistas(n=1502), a proporção de dilatações da As, Ds e Ab, respectivamente, foi 43,1%, 61,7% e 14,3%. Entre os ex-tabagistas (n=5164) estas taxas foram de 25%, 46% e 14,1% e entre os que nunca tiveram contato com tabaco (n=3350) 23,9%, 38,7% e 25,9%.

Resumo:

  • Este estudo corrobora a conduta já mencionada nos guidelines de se realizar imagem de toda a aorta sempre que for detectada dilatação de alguma porção do vaso. Isto porque é comum a ocorrência de dilatação em mais de um segmento. 

Referência bibliográfica:

  • Obel LM, Diederichsen AC, Steffensen FH, Frost L, Lambrechtsen J, Busk M, Urbonaviciene G, Egstrup K, Rasmussen LM, Lindholt JS. High Proportions of Coexisting Aortic Dilations Call for Total Aortic Scan. DANCAVAS. JACC, Vol. 71, Issue 7, Feb 2018.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Sansolo

Eduardo Sansolo

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: