Insuficiência Cardíaca

Baixo débito cardíaco realmente pode levar à piora da função renal na insuficiência cardíaca?

Luís Sette
Escrito por Luís Sette

Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica (ICC) apresentam com frequência piora da função renal que é explicada muitas vezes pela hipoperfusão crônica ocasionada pela redução do índice cardíaco (IC).

No entanto, em sub-análise do ESCAPE trial (Evaluation Study of Congestive Heart Failure and Pulmonary Artery Catheterization Effectiveness) contemplando 575 pacientes com ICC descompensados e hospitalizados foi evidenciado correlação inversa entre o IC e a taxa de filtração glomerular (TFG). Isto mesmo… Relação inversa…

Adicionalmente, o IC não foi diferente entre os pacientes que apresentaram lesão renal aguda quando comparados àqueles que não apresentaram.

Os únicos parâmetros, observados por meio do Catéter de artéria pulmonar, que apresentaram correlação com a TFG após análise multivariada foram a pressão atrial direita elevada e o alto IC, ambos com relação inversa. Interessantemente, os fatores hemodinâmicos explicaram muito pouco as alterações na TFG…

IMPRESSÕES:

  • O IC não é fator determinante da TFG em pacientes com ICC descompensada.
  • A noção de que a elevação do IC levará a uma maior perfusão renal é simplória e outros fatores podem ser mais importantes como a auto regulação renal, fração de filtração renal (nem todo sangue que passa pelo glomérulo é filtrado!) e mecanismos de feedback túbulo glomerular e suas ações miogênicas.
  • O componente congestivo (evidenciado pelo aumento da pressão do átrio direito) deve ser mais importante do que o componente de perfusão.

A maior limitação seria que o estudo utilizou fórmula para estimar a TFG a partir da creatinina e que se trata de uma subanálise de estudo realizado com outro objetivo principal.

Mas vale a leitura e a reflexão!

1- Reduced Cardiac Index Is Not the Dominant Driver of Renal Dysfunction in Heart Failure Journal of the American College of Cardiology, Volume 67, Issue 19, Pages 2199-2208

2- Evaluation Study of Congestive Heart Failure and Pulmonary Artery Catheterization EffectivenessThe ESCAPE Trial JAMA. 2005;294(13):1625-1633. doi:10.1001/jama.294.13.1625.

 

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Luís Sette

Luís Sette

Formado em Medicina pela UPE
Residência em Clínica Médica UNIFESP
Residência em Nefrologia pela USP
Título de Especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia
Mestre em Ciências da Saúde pela UFPE
Professor da Disciplina de Nefrologia da UFPE

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: