Arritmia

Guia de medicamentos cardiovasculares: Dabigatrana

A dabigatrana é um anticoagulante oral que age como inibidor direto da trombina.

Apresentação: comprimidos de 75mg, 110mg e 150mg

Indicação e Posologia:

Profilaxia de eventos embólicos em pacientes com fibrilação atrial não valvular – dose: 150mg VO 2x/dia (ou 110mg VO 2x/dia se idosos > 80 anos ou se paciente com risco de sangramento, a critério médico) – discussão sobre o estudo RELY – ver aqui. Seu uso não foi aprovado para anticoagulação em pacientes com prótese mecânica – estudo REALIGN.

Profilaxia de TVP em artroplastia de quadril ou joelho – iniciar com 110mg 1 a 4hs após o término da cirurgia. Após, tomar 220mg (2 cápsulas de 110mg) VO 1x por dia por mais 28 a 35 dias se cirurgia de quadril ou por mais 10 dias, se joelho. Se insuficiência renal (ClCr 30-50ml/min), utilizar 150mg (2 cápsulas de 75mg) 1x por dia. Se o tratamento não for iniciado no dia da cirurgia, iniciar já com 2 cápsulas 1x por dia.

Profilaxia de TVP em pacientes submetidos à cirurgia ortopédica de grande porte – 220mg (2 cápsulas de 110mg) VO 1x por dia. Se disfunção renal, 150mg (2 cápsulas de 75mg) VO 1x por dia.

Cuidados: pode ser ingerido com ou sem alimentos. O medicamento não deve ser aberto ou mastigado.

  Em casos de cirurgia, interromper 24hs antes do procedimento, se função renal normal, e 48hs antes se alterada. Para mais informações sobre o uso no peri-operatório clique aqui.

  Se esquecer de tomar a medicação, a última dose pode ser tomada até 6hs do horário correto. Caso passe de 6hs, pular essa dose.

Troca de anticoagulantes:

– AVK para Dabigatrana: se o paciente estiver tomando algum antagonista da vitamina K (ex.: varfarina), suspender a medicação, e iniciar dabigatrana assim que o INR estiver < ou = a 2,0.

– Dabigatrana para AVK: se ClCr > 50ml/min, iniciar AVK 3 dias antes de descontinuar a dabigatrana. Se ClCr entre 30-50ml/min, iniciar AVK 2 dias antes de descontinuar a dabigatrana.

– Heparina não fracionada (HNF) EV para dabigatrana: iniciar dabigatrana 0 a 2hs antes de desligar a bomba de infusão contínua da heparina.

– Heparina de baixo peso molecular (HBPM) SC para dabigratrana: iniciar dabigatrana 0 a 2hs antes do horário da próxima dose da HBPM.

– Dabigatrana para Heparina: iniciar heparina (HNF ou HBPM) 12hs após última dose da dabigatrana (ou 24hs, se ClCr < 30ml/min).

Contra-indicações: hipersensibilidade à droga; insuficiência renal grave (ClCr < 30ml/min); hemorragia ativa clinicamente significativa; AVC hemorrágico nos últimos 6 meses; pacientes com próteses de valvas cardíacas, tratamento concomitante com cetoconazol sistêmico.

Efeitos colaterais: sangramentos, anemia, dor abdominal, diarreia, dispepsia, náuseas.

Uso na gravidez: C. Não deve ser utilizada na gravidez ou durante o período de amamentação, a não ser por indicação médica, pensando o risco/benefício.

Nomes comerciais: Pradaxa®.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: