Arritmia Cardio-oncologia

Câncer aumenta o risco de ocorrência de fibrilação atrial?

Escrito por Eduardo Castro

Esta publicação também está disponível em: Português Español

A prevalência de fibrilação atrial aumenta a prevalência com a idade, sendo a arritmia responsável por 1 a cada 7 casos acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi). Os casos de AVCi secundários à FA também têm evolução mais grave1. Há dezenas de fatores de risco para fibrilação atrial como você pode ver na figura abaixo. Seria câncer um destes fatores?

Um estudo recentemente publicado no JACC Cardioncology 2  avaliou a ocorrência de novos casos de FA em uma coorte da Coréia de Sul. O estudo avaliou a ocorrência de fibrilação atrial em pacientes com novos casos de câncer. Um total de 816.811 pacientes  diagnosticados com câncer inscritos no Departamento Nacional de Saúde daquele país foram incluídos no estudo. O dados foram obtidos pelos casos novos de 2009 a 2016. Aqueles indivíduos validados para o grupo controle sem câncer  foram pareados por idade e sexo (1: 2;  n=1.633.663). Foram excluídos aqueles que haviam sido previamente diagnosticados com FA antes do diagnóstico de câncer.

A ocorrência de novos casos de fibrilação atrial foi 64% maior no grupo com diagnóstico novo de neoplasia nos 5 anos consecutivos, com tendência a aumento progressivo de sua ocorrência.

Entre os fatores independentes para ocorrência de FA chamam atenção:

  • fatores relacionados ao tratamento quimioterápico (antraciclinas, melfalam, ibrutinib).
  • fatores relacionados à neoplasia primária (mieloma múltiplo, leucemia e linfoma)
  • comorbidades prévias (idade maior que 65ª, HAS, DM, Dislipidemia, Insuficiência renal, IMC maior que 25 e tabagismo)
  • presença de radioterapia com incidência no tórax.

Cada vez mais percebemos que a interação entre oncologia e cardiologia fica maior. O cardiologista precisa ficar alerta a toda a miríade de problemas que podem surgir no sistema cardiovascular do paciente portador de câncer, incluindo o surgimento de arritmias como a fibrilação atrial.

  1. Rosenfeld, L. E.et al. The Heart Rhythm Society/American College of Physicians Atrial Fibrillation Screening and Education Initiative. Hear. Rhythm 16, e59–e65 (2019).
  2. Yun, J. P.et al. Risk of Atrial Fibrillation According to Cancer Type: A Nationwide Population-Based Study. JACC CardioOncology 3, 221–232 (2021).

Curso Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Castro

Eduardo A Castro
Médico da Cardiologia Metropolitano - METROCOR
Especialista em Cardiologia pela SBC, Pos graduação pelo INCOR- FMUSP,
Coordenador da Residência Médica em Cardiologia do Hospital Metropolitano,
Professor de Cardiologia na Multivix.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

 

%d blogueiros gostam disto: