Coronariopatia ECG Emergências

Cardioversão elétrica pode causar um “falso” supra de ST?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Sim! Há vários relatos na literatura de pacientes que apresentaram supradesnivelamento de ST (supra de ST) após realização de cardioversão elétrica (CVE) mesmo não havendo evidência de infarto do miocárdio.

  • Van Gelder e colaboradores observaram que 16% dos pacientes submetidos a CVE para reversão de flutter ou FA apresentaram supra de ST > 5 mm. Neste trabalho o tempo médio para reversão do supra foi de 1 minuto e meio. Ou seja, o achado foi bastante efêmero. Nenhum dos pacientes apresentou evidência de infarto na evolução.
  • Kok e colaboradores viram que 15,4% dos pacientes submetidos à CVE devido à TV induzida por estudo eletrofisiológico evoluíram com supra de ST efêmero logo após o choque elétrico. Mais uma vez nenhum dos pacientes evoluiu com evidência de infarto após o procedimento.

OK. Entou sempre que vir supra de ST após CVE devo ficar tranquilo e esperar, certo? Obviamente que não! Os estudos citados avaliaram pacientes que de fato não apresentavam quadro clínico sugestivo de IAM e que apresentaram supra de ST como achado ocasional após a CVE. Caso chegue um paciente na emergência com dor torácica típica e que apresente supra de ST anterior após CVE de uma TV, por exemplo, o mais provável é que ele esteja de fato em vigência de um IAM com supra de ST anterior. Assim ele deve ser encaminhado para terapia de reperfusão o mais breve possível, sem atrasos.

Contudo, ao se observar supra de ST após CVE em paciente sem quadro clínico claramente sugestivo de IAM, é interessante repetir-se o ECG após 2 ou 3 minutos para avaliar se o achado persiste ou não. Caso seja apenas fruto da CVE, provavelmente irá desaparecer neste segundo ECG.

Referência:

  1. Wang K, Asinger RW, Marriott HJ. ST-segment elevation in conditions other than acute myocardial infarction. The New England journal of medicine. 2003;349(22):2128-35.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: