Arritmia

Cirurgia bariátrica reduz risco de fibrilação atrial?

Fernando Figuinha
Escrito por Fernando Figuinha

Cirurgia bariátrica reduz risco de FA?

Sabemos que obesidade é um fator de risco para Fibrilação Atrial (FA), que por sua vez está associada com acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e aumento da mortalidade. Cirurgia bariátrica.

Estudos já demonstraram que em pacientes que apresentavam FA, o controle de fatores de risco, entre eles a obesidade, poderia ser benéfico para prevenção de novos eventos.

Estudo publicado recentemente no JACC avaliou se a perda de peso após a cirurgia bariátrica poderia estar relacionada com uma redução do incidência de FA.

Foi um estudo de coorte prospectivo realizado na Suécia (SOS – Sweden Obese Subjects) entre 1987-2001.

4.021 pacientes obesos em ritmo sinusal sem história prévia de FA foram acompanhados – 2.000 foram submetidos à cirurgia bariátrica e 2.021 receberam o tratamento usual – grupo controle.

O desfecho primário foi primeiro episódio de FA. Durante esse seguimento de 19 anos, FA ocorreu em 247 pacientes no grupo da cirurgia bariátrica (12,4%) VS 340 no grupo controle (16,8%) – redução de risco de 29% – HR 0,71; p < 0,001.

Indivíduos jovens se beneficiaram mais que mais velhos (p para interação 0,001), assim como paciente com pressão arterial diastólica mais elevada (p 0,028).

Concluem, então, que a perda de peso pode reduzir o risco de FA em indivíduos obesos, principalmente nos mais jovens e com pressão arterial mais elevada.

Referência: Jamaly S, Carlsson L, Peltonen M et al. Bariatric Surgery and the Risk of New-Onset Atrial Fibrillation in Swedish Obese Subjects. J Am Coll Cardiol 2016;68:2497-504.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: