Arritmia Insuficiência Cardíaca

Indicações de CDI na Cardiomiopatia Hipertrófica

Cardiomiopatia hipertrófica - CDI

 

O novo Guideline da AHA/ACC sobre cardiomiopatia hipertrófica (CMH) e publicada no final de 2011 nos trouxe uma nova orientação para indicação do implante do cardiodesfibrilador implantável (CDI) nesta população.

A única indicação classe I (NE B) ficou para profilaxia secundária, ou seja, naqueles indivíduos que apresentaram TV com instabilidade hemodinâmica ou ressuscitados de parada cardíaca em ritmo de FV/TV.

A grande mudança ocorreu nas indicações para profilaxia primária, onde história familiar de MSC, septo ≥ 30mm ou síncope inexplicada, a indicação do CDI é razoável e pode ser indicada (ou seja, não é obrigatório) – classe IIa (NE C).

Queda da PAS no teste ergométrico e a tão temida TVNS no holter 24hs, perderam “força” na indicação, onde o implante do CDI só é aceitável quando somados a outros fatores de riscos :ressonância magnética com fibrose, obstrução em via de saída, aneurisma apical e mutação genética “maligna” – classe IIa (NE C).

Os pacientes que recebem o implante de CDI por profilaxia secundária possuem taxa de choques apropriados de 10% ano, enquanto que na profilaxia primária é em torno 4% ano. Choque apropriado não é sinônimo de MSC!

Acreditamos que independente das recomendações o implante do CDI  deve ser individualizado. Devemos levar em conta as possíveis complicações relacionadas ao procedimento e dispositivo (que podem atingir taxas de até 50%), os custos e a expectativa de vida do paciente, em especial nas indicações para profilaxia primária onde as evidências são menos robustas e muitas vezes conflitantes.

Autor: Murillo de O. Antunes

Doutorando em Cardiologia pela USP (pesquisador em cardiomiopatia hipertrófica) e professor da Fac. de Medicina de Bragança Paulista-SP

Deixe um comentário

Sobre o autor

Andre Lima

Andre Lima

Editor do site --
Especialista em Cardiologia pela SBC e InCor/ USP --
Especialista em Ecocardiografia pela SBC e InCor/USP --
Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB --

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: