Arritmia

Como fazer o seguimento ambulatorial de um paciente usando algum dos novos anticoagulantes?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Quando estamos frente a um paciente usando anticoagulação com varfarina todos sabemos as dificuldades logísticas no seguimento deste indivíduo. Geralmente, após o início da medicação o paciente retorna pela primeira vez após 5-7 dias para mostrar o resultado do INR. A depender deste, o segundo retorno pode ser marcado para 1 ou 2 semanas depois. Quando finalmente o INR fica estabilizado na faixa alvo, o seguimento costuma ser mensal. Mas e para o paciente que eu iniciei algum dos novos anticoagulantes orais (NOACs)? Como fazer este seguimento?

Primeiro temos que lembrar que para estas medicações não é necessário realizar-se exames laboratoriais periódicos (ex: coagulograma) para medir a ação da droga. De toda forma, o paciente está em uso de uma medica10ção que aumenta o risco de sangramento. Assim, a diretriz europeia sugere que após a introdução do NOAC, o paciente seja reavaliado, caso não surjam intercorrências, após 1 mês. Está tudo tranquilo? O paciente tolerou bem a medicação e não teve indícios de complicações? O guideline então sugere um seguimento periódico a cada 3 meses. Obviamente isto é apenas uma recomendação e não um número preciso a ser seguido. Podemos individualizar a conduta sem problemas. Paciente jovem, peso normal, sem maiores comorbidades? O intervalo entre as consultas pode ser mais longo. Paciente idosa, baixo peso corporal, ClCr de 30 mL/min? Melhor acompanhar mais de perto.

Referência: Steffel J, et al. The 2018 EuropeanHeart RhythmAssociation PracticalGuide on the use of non-vitamin K antagonist oral anticoagulants in patients with atrial fibrillation. European Heart Journal (2018) 00, 1–64 doi:10.1093/eurheartj/ehy136

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Curso Pré Operatório

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: