Prova de título

Como organizar seus estudos para a prova do TEC 2022

Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: Português Español

        Todo ano, mais de mil pessoas fazem a prova de Título de Especialista em Cardiologia (TEC) no Brasil. Essa é uma das formas que a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) tem para dizer ao Mercado se a pessoa está apta a exercer a profissão de cardiologista ou não.

         Por ser uma prova que exige conhecimentos específicos e que muitos não tiveram a oportunidade de estudar a fundo na faculdade, a taxa de reprovação chega a ser de 70%. Por isso, nós do Cardiopapers desenvolvemos alguns métodos que podem te ajudar a se organizar melhor para a prova TEC 2022 e ser mais um dos aprovados (as), com a Titulação de Especialista em Cardiologia.

         Mas antes das dicas, todos precisam ter duas coisas bem claras: a meta é diferente de método. Ou seja, a meta que você busca alcançar é passar na prova. Mas, qual será o método que você irá utilizar para alcançá-la? Como já dizia Aristóteles (384 a.C.322 a.C): “somos o que repetidamente fazemos.”

         Então, aqui vai algumas dicas:

  1.   Faça as coisas da forma mais simples que conseguir

Sabemos que quem está dando plantões, não tem muito tempo para pegar o livro e passar horas estudando. Então, comece com pequenos passos. Comece no intervalo de um plantão e outro, num momento mais tranquilo e assim, vá aumentando gradativamente o tempo de estudos.

  1.   Mantenha o hábito de estudos.

Reserve, pelo menos um momento de estudo. O aconselhável é que disponibilize um turno, ou seja, quatro horas do seu dia por semana. Assim, você terá consistência e os estudos deixarão de ser uma obrigação para serem apenas mais uma meta a ser alcançada. A frequência dos estudos pode ser aumentada, assim que você sentir a necessidade de intensificar o desafio.  

  1.   Disciplina

Tenha sempre disciplina para estudar. Assim como você está criando o hábito de estudar uma vez por semana ou mais, mantenha-se disciplinado sempre em relação ao tempo que programou para rever os assuntos em que você tem mais dificuldade ou que não lembra tão bem.

  1.   Procure o desconforto!

Isso mesmo! Procure sempre o desconforto. É dessa maneira que aprendemos há milhões de anos. O conforto só vem para quem não almeja conquistar mais nada. Então, sempre saia da zona de conforto para aprender cada vez mais, desde que tenha sentido a longo prazo. Um bom exemplo é a Prova do TEC.

  1.   Errar faz parte do processo

Errar é humano. Todo mundo já ouviu isso em algum momento da vida. E por isso, sempre estamos fazendo simulados para que você teste os seus conhecimentos. Tirou nota boa em um simulado e no outro não foi tão bem? Ótimo! É melhor errar agora, ver quais foram os erros, buscar conhecimento com os professores, colegas que tiraram notas melhores e estudar mais para fazer uma ótima prova no futuro.

  1.   Mantenha-se organizado (a)

Uma das maneiras mais eficazes para estudar é vendo as provas dos últimos anos e ver quais são os assuntos que mais “caem”. Monte uma planilha para analisar as probabilidades de quais assuntos são mais cobrados na prova. E aqui fica uma dica: o que mais cai na Prova do TEC é Insuficiência Cardíaca. Porém, você precisa saber qual é o subtema que mais prevalece na prova.

  1.   Defina por onde vai estudar

E aqui é a parte mais difícil. Há várias fontes onde você pode estudar. Temos o livro da SBC que particularmente, não é pequeno; temos o livro do Braunwald e mais dezenas de Diretrizes. Mais uma vez, reforce o estudo pelas questões. Analise uma por uma e veja onde está a referência.

            Mas como bem sabemos, a vida acontece. Vai ter um momento que o cansaço vai bater e você vai querer deixar para estudar em um outro momento. Isso é extremamente normal. O que fazer para que isso não ocorra? É o famoso “deixar para amanhã”, do Joco Willick. Sempre que pensar em não estudar, diga para si mesmo (a): “vou estudar hoje. Amanhã eu deixo para não estudar.” Dessa forma, você vai estudar tudo que tinha para ser estudado naquele momento e o que te impedia de fazer isso, era a sua mente querendo fazer com que quebrasse a sua rotina de estudos. Leve isso como um mantra a ser seguido.

             Porém, ocorreu que, por uma eventualidade você não conseguiu manter o hábito dos estudos. O elo foi quebrado em algum momento da vida. Não há porque se desesperar. Por incrível que pareça, você não vai conseguir manter o foco de estudos pelos 365 dias. James Clear diz que: “Todo hábito vai ser quebrado em algum momento. Quando você quebrar o hábito em algum dia, não o quebre de novo. Porque, caso você quebre mais de um dia, você estará criando um novo hábito: o de quebrar o hábito.”

         Portanto, a fórmula para passar na Prova do TEC é simples, mas sabemos que não é fácil. Criar uma rotina de estudos exige bastante de nós, do nosso foco. Por isso, sempre estamos disponibilizando cursos para que você aprimore seus conhecimentos, simulados, livro de mapas mentais atualizado que vão te ajudar na hora da prova, Desafio TEC, entre várias outras coisas que irão te auxiliar nesse momento tão esperado.

             E lembre-se: “A dor passa, mas o título fica”.

Curso Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

%d blogueiros gostam disto: