Coronariopatia

Coronariopatia complexa: qual o melhor método de revascularização?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: pt-brPortuguês esEspañol

Tá lá você no ambulatório de cardio quando chega um paciente com cate triarterial, teste isquêmico alterado e com angina. E aí? Frente a um paciente com coronariopatia complexa, qual o melhor método de revascularização miocárdica? A boa e velha cirurgia ou angioplastia com stents farmacológicos? O mapa mental abaixo ajuda a organizar as ideias:

Mas, Eduardo, aí vou ter que calcular o Syntax Score para decidir a conduta.

Certamente! Todos os guidelines atuais recomendam usar esse útil mecanismo para ajudar nas decisões.

Mas é muito complicado calcular o Syntax! De fato não é simples para o cardiologista clínico. Sem problemas. Peça para o hemodinamicista do seu serviço calculá-lo.

OK. Quer dizer então que calculo o Syntax e acabou-se o raciocínio clínico? Só seguir o esquema acima?

Certamente não. O mapa mental ajuda a resumir o resultado de um dos principais estudos sobre coronariopatia complexa dos últimos 10-20 anos. Mas sempre temos que individualizar a conduta para nossa realidade. Exemplo: estou em um serviço onde a cirurgia tem resultados não tão bons comparados a outros enquanto que o grupo da hemodinâmica tem resultados excelentes. Certamente as decisões não serão cartesianas como as mostradas acima.

E no caso de pacientes diabéticos? Tem alguma particularidade?

Sim. No caso de diabéticos multiarteriais a tendência é de ir de estratégia cirúrgica mesmo se o Syntax Score for baixo. Pelo guideline europeu de 2018 a cirurgia nestes casos seria recomendação I enquanto que a angioplastia seria IIb.

Gostou do conteúdo? Faz parte do módulo de coronariopatia crônica do nosso curso preparatório em cardiologia. Pegamos as principais evidências e traduzimos para a prática clínica e para acertar questões da prova de título de especialista em cardiologia.

Curso Preparatório

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site