Sem categoria

Curso Básico Hemodinâmica: Projeções (Parte 2)

Hemodinâmica

Projeções coronárias em Cineangiocoronariografia ( Coronária Esquerda)

Dando seguimento às apresentações sobre projeções coronárias em Cineangiocoronariografia, hoje falaremos sobre as projeções para a coronária esquerda.

            Em geral, são necessárias pelo menos 4 projeções para análise do território coronário esquerdo, podendo ser realizada outras projeções conforme a necessidade para algumas situações (por exemplo, algumas vezes há dificuldade em se visualizar o óstio ou a porção proximal da ADA e da ACX em vasos muito tortuosos). Na maioria das vezes, nestas 4 projeções o intensificador segue uma rotação horária ao redor do paciente, com a primeira projeção em posição caudal e direita (OAD), terminando com a projeção em posição caudal e esquerda (OAE), esta última a famosa ‘spider’ (a árvore coronária lembra uma aranha nesta visualização). Vale ressaltar que, em alguns centros, a primeira projeção é uma póstero-anterior (PA) pura (pode ajudar a visulizar melhor o TCE).

            Tendo isto em mente, e as regras comentadas na apresentação passada, vejamos as principais projeções para a coronária esquerda (em geral, ao analisar uma cineangiocoronariografia, observe que a sequência é a que segue abaixo):

 

Curso Hemodinâmica parte 2

Curso Hemodinâmica parte 2

Curso HemodinÂmica PArte 2

Spider

Ao se analisar estas projeções, deve-se ter em mente a regra da ACX, o que facilita bastante a localização dos ramos coronários principais e de seus subramos. Outra forma de se analisar as projeções é entendendo que cada ramo e subramo tem um óstio e três terços (um proximal, um médio e um distal); com isto, cada projeção tem seu fundamento para visualizar melhor cada porção do vaso (por exemplo, a projeção spider é boa para visualizar o óstio dos principais ramos – ADA, ACX, ramos diagonais e marginais, além de visualizar bem o TCE). Outra observação é que, em geral, as projeções craniais visualizam melhor a ADA, e as projeções caudais visualizam melhor a ACX.

Na próxima apresentação, trataremos das projeções de coronária direita. Até lá.

 

REFERÊNCIAS:

Essential Angioplasty
Swanton, R. H. | von Schmilowski, E.
Editora: John Wiley & Sons

COLABORADOR : HEMODINÂMICA

 

Dr. João Paulo Gurgel de Medeiros

 

Especialista em Clínica Médica pela UNIFESP / EPM

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP

Médico Hemodinamicista pelo InCor/FMUSP

 

Curso Básico de Hemodinâmica ( Parte 1) : Projeções

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Curso Pré Operatório

Deixe um comentário

Sobre o autor

Andre Lima

Andre Lima

Editor do site --
Especialista em Cardiologia pela SBC e InCor/ USP --
Especialista em Ecocardiografia pela SBC e InCor/USP --
Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB --

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: