ECG

Desafio de ecg – qual a valvopatia deste pcte?

Resposta: Dupla lesão mitral

O ecg mostra – SAE (morris positivo), SVE, SVD.

Valvopatias do lado direito do coração não explicariam a SAE e SVE.

Valvopatia aórtica dificilmente dá SVD importante como observado neste caso. Estenose aórtica costuma dar SVE com padrão de sobrecarga sistólica (padrão strain em parede lateral). Já neste caso a SVE é do tipo diastólica (R ampla em V5 e V¨, S ampla em V1, V2, T positiva em derivações laterais) o que sugere mais sobrecarga de volume do que de pressão.

Insuficiência mitral isolada não costuma dar tanto SAE e SVD quanto visto neste caso.

Estenose mitral isolada dá SAE e SVD mas não causa SVE.

A valvopatia que explica o quadro todo é realmente a Dupla lesão mitral.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

7 comentários

  • No ECG observamos, ritmo sinusal, com presença de SAE importante e ondas R amplas na derivações V1, V2 e V3 o que podemos inferir SVD, assim acredito que a valvulopatia presente neste paciente possa ser estenose mitral.

  • Olá, pessoal…
    Olha, interessante este ECG. Concordo com o colega acima e acho que é uma valvopatia mitral, porém fico na dúvida de qual, pois, na estenose mitral o ECG mostra critérios de sobrecarga atrial esquerda, como o aumento da duração de P em DII, o índice de Morris e a P bimodal (conhecida por P mitrale). Com a evolução da estenose mitral surge comumente insuficiência tricúspide, hipertensão pulmonar e sinais de hipertrofia ventricular direita, que se manifesta com alterações no ECG como sobrecarga biatrial, desvio do eixo para a direita e R/S maior que 1 na derivação V1. O sinal de Peñalosa-Tranchesi é uma possibilidade. Na insuficiência mitral encontramos SAEe sobrecarga volumétrica do ventriculo esquerdo, com presença de critérios para HVE, a qual pode ser do tipo diastólico (mais característico) ou o padrão tipo strain; critérios de HVD são pouco comuns, mas podem ocorrer. Na dupla lesão mitral habitualmente há sobrecarga atrial esquerda (ou biatrial), bem como pode ser registrado hipertrofia biventricular. Por isso acredito que este paciente tem dupla lesão mitral.

    Grande abraço a todos…

    Fernando Oikawa

  • Concordo com os comentários anteriores: valvopatia mitral, pela presença de critérios para SAE + HVD evidente (eixo elétrico a +90 graus, R amplo em V1-V2, strain de VD. Como há sinais de hipertrofia biventricular também no traçado (critérios evidentes de HVD, maIs RS amplos em precordiais médias associado a R amplo em várias derivações periféricas, o que sugere HVE), coloco a dupla lesão mitral como primeira hipótese.

  • Olá!
    Vejo SAE, SVD e SVE do tipo volume (sem HVE). Me sugere DLM ambas importantes. Deve ter também hipertensão pulmonar.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: