ECG

Desafio de ECG – qual a valvopatia do pcte?

Resposta: Insuficiência aórtica

O achado predominante no ECG é o de sobrecarga de ventrículo esquerdo. Chama a atenção o padrão de SVE do tipo diastólico, marcado pelas ondas T positivas em derivações laterais. Isto fala a favor de sobrecarga de volume do ventrículo esquerdo. Nestes casos – pensar em insuficiência mitral e insuficiência aórtica. Na insuficiência mitral costumamos ver um índice de morris bem mais marcado (vide ecg colocado aqui no blog alguns dias atrás). O padrão é diferente da SVE tipo sistólico em que há presença de padrão strain em derivações laterais (infra de ST + onda T invertida de forma assimétrica). Este padrão é típico da estenose aórtica mas também pode acontecer em fases mais avançadas da IAo e da IM (não é específico de nenhuma valvopatia).

Além disso, há sinal de morris positivo (SAE) e sinais de SVD (S ampla em V6).

Trata-se de um pcte de 20 e poucos anos com marfan, aorta ascendente de 8 cm e IAo secundária à dilatação aórtica. Fiz o eco deste pcte algumas semanas atrás. HVE excêntrica importante, átrio esquerdo com volume aumentado em grau moderado. IAo importantíssima. Aorta sem sinais de dissecção. Não me recordo se havia hipertensão pulmonar ou disfunção de VD.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

6 comentários

  • Olá, pessoal

    Bom, ao que me parece este traçado apresenta uma onda P bifásica com Morris , padrão este compatível com sobrecarga de átrio esquerdo; vejo também um desvio à direita; uma valvopatia que causaria aumento de átrio E e desvio à D seria a estenose mitral, porém o que me intriga é que para ter desvio o VD teria que ter sobrecarga, padrão este não muito explicito neste traçado a não ser pela persistência da onda S em V5 e V6; por isso creio que algo está diminuindo as forças septais…IAM prévio??

    Abraço à todos.

  • Neste ECG observo Ritmo sinusal , com eixo caindo no quadrante indeterminado, com presença de anormalidade atrial esquerda e indice de cornel positivo indicando SVE, o que com esse padrão pode-se suspeitar de uma valvulopatia mitral do tipo insuficiência.

  • Olá! Muito bom site( Blog ). Tenho acessado e divulgado esse blog. Com relação ao caso acho que estenose mitral se enquandra bem.Desde que tenha repercussão para camaras direitas. Aí a pergunta porque não se ver aumento de câmaras direitas , uma explicação é o DCRD desse paciente Rsr` em V1 e onda S ampastada em periféricas , só me resta saber se realmente dar para definir SAD nesse ECG. Pois existe desvio do eixo para direita que também poderia ser por conta do DCRD.

    Aguardo a resposta.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: