Imagem cardiovascular

Qual a causa desta alteração na angiotomografia de coronárias?

Alexandre Volney
Escrito por Alexandre Volney

Criança de 15 meses com história pregressa febre associada hiperemia de mucosas, artrite e derrame pericárdico de repetição. Visualizado também aparente dilatação da coronária esquerda ao ecocardiograma. A suspeita clínica levantou a hipótese de complicação com aneurisma coronariano, confirmado por estudo de angiotomografia de coronárias abaixo.

Reconstrução tridimensional (Volume Rendering) demonstrando o leito coronariano com dilatações aneurismáticas fusiformes (*) proximais nas artérias descendente anterior (DA) e circunflexa (Cx). TCE = tronco da coronária esquerda.

Resposta abaixo:

Resposta:

A doença de kawasaki é uma das vasculites mais comum da infância. De causa desconhecida, apresenta-se tipicamente como um condição febril auto-limitada com outras manifestações agudas (linfadenomegalia, conjuntivite, artrite lábios vermelhos e língua em “framboesa”). Atinge pequenos e médios vasos e pode causar grande variedade de complicações cardiovasculares como cardiomiopatia com insuficiência cardíaca, derrame pericárdico, arritmias e aneurismas coronarianos. Este último apresenta destaque em função da grande morbidade e mortalidade associada, principalmente relacionada a risco de eventos trombóticos ocasionando infarto miocárdio. O diagnóstico precoce e o tratamento com imunoglobulina reduz drasticamente a incidência do desenvolvimento de aneurismas coronarianos. A tomografia cardíaca tem papel fundamental no diagnóstico dos aneurismas coronarianos, provendo informação sobre localização, dimensões e complicações. O fato de ser não invasivo e com baixa dose de radiação tornam o método vantajoso para diagnóstico e acompanhamento de crianças.

Dica: Aneurisma coronário em crianças = pensar em Doença de Kawasaki

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Curso Pré Operatório

Deixe um comentário

Sobre o autor

Alexandre Volney

Alexandre Volney

Residência em Clínica Médica pelo Hospital do Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HC-FMUSP, 2007)
Residência em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP, 2009),
Especialização em Tomografia e Ressonância Cardiovascular (InCor-FMUSP, 2009-2011)
Especialista em Ecocardiografia (SBC)

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: