Miscelânia

Diabetes de início recente pode ser um sinal de câncer?

Escrito por Fernando Figuinha

Esta publicação também está disponível em: Português

Diabetes e câncer podem estar relacionados? Em um caso de diagnóstico recente de diabetes, o câncer de pâncreas deve ser incluído como um diagnóstico diferencial, aponta um novo estudo publicado no The Lancet.

O câncer de pâncreas é a quarta causa de morte por câncer nos EUA e a quinta na Europa. Como a sua prevalência é relativamente baixa, o rastreamento de indivíduos assintomáticos não é recomendado. Pessoas mais velhas com diabetes de início recente (um a três anos de diagnóstico) têm cinco a oito vezes mais risco de ter câncer de pâncreas do que a população geral.

Várias evidências indicam que o câncer de pâncreas possa causar diabetes. O adenocarcinoma de pâncreas é uma condição marcadamente diabetogênica, observado tanto em estudos observacionais quanto em estudos experimentais. Alguns autores classificam etiologicamente o diabetes como diabetes mellitus tipo 3c ou diabetes pancreatogênico, pois faz parte do grupo de diabetes causado por doenças exócrinas do pâncreas (exemplo: pancreatite crônica e o câncer de pâncreas).

Tanto no diabetes tipo 2 (DM2) quanto no DM induzido pelo câncer, há disfunção da célula beta pancreática e resistência periférica à insulina. Entretanto, há uma diferença entre os dois tipos de diabetes. Nos pacientes com DM2, há melhora do controle glicêmico com a perda de peso, porém tal situação não é observada nos pacientes com perda de peso e diabetes induzidos pelo carcinoma de pâncreas.

A perda de peso e o diabetes são considerados manifestações paraneoplásicas do adenocarcinoma de pâncreas. Relatos e séries de casos mostraram que pacientes submetidos à ressecção tumoral tiveram a resolução ou melhora do diabetes.

Resumo: Apesar do rastreamento para câncer de pâncreas não ser recomendado de rotina para a população geral, em um caso de diagnóstico recente de diabetes, especialmente num paciente mais idoso, o carcinoma de pâncreas deve ser incluído como um diagnóstico diferencial na etiologia no DM.

Texto do site Pebmed publicado em parceria com o Cardiopapers.

Autor:

Marcos Tadashi
Médico assistente da Unidade de Oncologia Endócrina no Instituto do Câncer da FMUSP.
Co-fundador do aplicativo InsulinAPPReferências:

– Pannala R, Basu A, Petersen GM, Chari ST.  New-onset Diabetes: A Potential Clue to the Early Diagnosis of Pancreatic Cancer.  Lancet Oncol. 2009; 10(1): 88–95.

– Sah RP, Nagpal SJS, Mukhopadhyay D, Chari ST. New insights into pancreatic cancer-induced paraneoplastic diabetes. Nat Rev Gastroenterol Hepatol. 2013; 10(7): 423–433.

– Andersen DK, Korc M, Petersen GM, Eibl G, Li D, Rickels MR, Chari ST, Abbruzzese JL.  Diabetes, Pancreatogenic Diabetes, and Pancreatic Cancer. Diabetes. 2017;66(5):1103-1110.

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Banner ECG

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site