Coronariopatia

Dispneia e Ticagrelor

 

O ticagrelor é um novo antagonista do receptor P2Y(12) que, assim como o clopidogrel e prasugrel, bloqueia a agregação plaquetária mediada pelo ADP. Essa droga e suas aplicações clínicas já foram discutidas previamente nesse blog.

Um dos efeitos colaterais mais comuns vistos em pacientes que fazem uso de ticagrelor é a dispneia. No estudo PLATO, 13,8% dos pacientes apresentaram dispneia, contra 7,8% do grupo que usava clopidogrel.

Um sub-grupo do estudo ONSET/OFFSET avaliou a função pulmonar de 123 pacientes. Nesse estudo, 38,6% pacientes do grupo ticagrelor apresentaram dispneia, contra 9,3% do grupo clopidogrel e 8,3% do grupo placebo. A maioria apresentou dispneia leve, e três pacientes interromperam o tratamento devido à esse sintoma. 17 dos 22 pacientes que tiveram dispneia com ticagrelor apresentaram esse sintoma ainda na primeira semana de uso. Não houve diferença em testes de função pulmonar nos grupos.

No estudo PLATO, 0,9% interrompeu o tratamento com ticagrelor devido à dispneia. Não houve diferença também nos testes de função pulmonar, e a média para início dos sintomas nesse estudo foi de 23 dias.

Não se sabe ao certo o mecanismo para o surgimento da dispneia. Há uma hipótese de que o ticagrelor aumente a concentração extracelular de adenosina. Sabe-se que a administração exógena de adenosina pode causar dispneia talvez por uma ativação de receptores A1, resultando em estímulo de fibras pulmonares vagais.

Assim, a dispneia apresentada por pacientes em uso de ticagrelor é em geral leve a moderada, e raramente leva à descontinuação do tratamento. É sempre muito importante reforçar com o paciente a importância de não interromper o uso da medicação sem entrar em contato com seu médico. Com o tempo veremos na prática clínica qual o real impacto desse sintoma no tratamento dos nossos pacientes. 

 

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: