Coronariopatia Emergências

Dor torácica aguda que melhora com nitratos = dor de origem cardiogênica?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: Português

Sabemos que em pacientes com dor torácica estável, crônica a melhora do sintoma com o uso de nitratos é um dos indicativos de angina clássica. Já no cenário agudo, tal fato não é observado. O fato de um paciente com dor torácica aguda que vem ao serviço de emergência melhorar com o uso de nitroglicerina, por exemplo, não ajudou a diferenciar etiologia cardíaca de não cardíaca em trabalho publicado em 2005.

De forma inversa, o fato de um paciente com dor torácica ou epigástrica ter a sintomatologia aliviada com medicações habitualmente usadas para sintomas gastrointestinais (ex: anti-ácidos, anticolinérgicos) também não exclui a possiblidade de síndrome coronariana aguda.

Resumo: a melhora de dor torácica com uso de medicações como nitrato ou anti-ácidos tem pequeno valor em predizer a causa do sintoma do paciente (etiologia cardíaca x não-cardíaca). 

Referências:

Wrenn K, Slovis CM, Gongaware J. Using the “GI cocktail”: a descriptive study. Ann Emerg Med. 1995;26:687–690.
Nerenberg RH, Shofer FS, Robey JL, Brown AM, Hollander JE. Impact of a negative prior stress test on emergency physician disposition decision in ED patients with chest pain syndromes. Am J Emerg Med. 2007;25:39–44. doi: 10.1016/j. ajem.2006.05.027.

Curso Questões Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

%d blogueiros gostam disto: