Sem categoria

Eco – qual o diagnóstico?

 

httpv://www.youtube.com/watch?v=vWCpuC8nSr8

Para saber a resposta, clique no link abaixo

Resposta: Valva aórtica bicúspide

A valva aórtica bicúspide é a anomalia congênita cardíaca mais comum na população. O diagnóstio é confirmado pelo eco que revela na sístole ventricular (quando a valva está aberta) que existem apenas 2 folhetos valvares. Na diaástole ventricular (quando a valva está fechada) muitas vezes pode-se pensar que a valva aórtica tem 3 folhetos uma vez que geralmente há uma rafe no meio da cúspide maior (resultante da fusão de 2 cúspides). Por isso para se afirmar quantos folhetos tem a valva aórtica deve-se sempre olhar para a mesma no momento da sístole ventricular.

A valva aórtica bicúspide é comumente acompanhada de dilatação da aorta ascendente, fato que pode ser visto neste caso (vide figura baixo).

Por fim, colocamos a imagem do eco 3D do mesmo caso.

httpv://www.youtube.com/watch?v=lmlSojfT_f4

Imagens gentilmente cedidas pelo Dr Carlos Antônio da Mota Silveira — Coordenador do serviço de ecocardiografia do Procape.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

3 comentários

  • Só pra lembrar q valva aortica bicuspide é uma daquelas indicações de abordagem cirúrgica precoce do aneurisma de aorta ( > 5 cm) pelo risco de dissecção…
    Obs: só pra dar um toque clinico nessa publicação de ecocardiografista. Rsrsrs

    • Neto,
      é isso mesmo. A aorta dos pctes com valva aórtica bicúspide muitas vezes tem alterações da camada média o que pode predispor a dissecção mesmo com aumentos leves do diâmetro do vaso.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: