Sem categoria

Efeitos da contracepção hormonal no sistema cardiovascular

Foi publicado recentemente na revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia uma revisão sobre os efeitos da contracepção hormonal no sistema cardiovascular.

As recomendações gerais são as seguintes:

         Trombose

– O uso de contraceptivos orais (CO) aumentam o risco de trombose venosa e arterial, independente da via administrada. Em mulheres sadias e com as preparações atuais (etinilestradiol < 50mcg), o risco é baixo.

– O uso combinado de etinilestradiol + progestagênico altera o risco de TEV. O uso de levonorgestrel como progestagênico (2ª geração) apresenta menor risco de TEV, quando comparadas com uso de outros progestagênicos de 3ª geração, como o gestodeno e o desogestrel.

– Os CO somente com progestagênico e não hormonais não estão associados a um aumento de risco para TEV. Assim, devem ser indicados para pacientes com história prévia de TEV ou com muitos fatores de risco (como obesidade, síndrome metabólica, tabagismo, idade > 40 anos, antecedente familiar de trombose). Não se deve usar CO com etinilestradiol em mulheres tabagistas > 35 anos.

– O injetável trimestral com acetato de medroxiprogesterona foi o único progestagênio que mostrou alterações indesejadas em níveis de LDL, HDL, além de poder alterar a função vascular devido ao seu mecanismo de ação. Então, entre os contraceptivos somente com progrestagênio, preferir a pílula, o implante subdérmico liberador de etonogestrel ou o DIU liberador de levonorgestrel.

          Pressão Arterial

– Os CO combinados, por conterem etinilestradiol, sempre alteram a PA, mesmo em baixas doses. Em mulheres saudáveis não há problema, mas seu uso deve ser evitado em mulheres hipertensas – preferir CO somente com progestagênico ou não hormonal nesses casos.

Referência: Brito MB, Nobre F, Vieira CS. Contracepção Hormonal e Sistema Cardiovascular. Arq Bras Cardiol 2011;96(4):e81-89.

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: