Lípides

Eventos adversos das estatinas

Meta-análise publicada recentemente avaliou os eventos adversos de quase 250.000 pacientes tratados com estatinas (153 estudos).

Segundo essa análise, as estatinas foram bem toleradas, havendo baixo risco de mialgia, miopatia ou rabdomiólise. Não houve aumento do risco de câncer.

Quando comparadas as estatinas entre si, a pravastatina e a sinvastatina apresentaram menor risco de eventos adversos do que a atorvastatina e a rosuvastatina.

Como classe, houve 9% de aumento de risco de diabetes comparado com placebo (OR 1,09; 1,02-1,16). Segundo essa análise, não houve diferença no risco de diabetes entre as drogas.

Em relação à elevação de transaminases (TGO / TGP), houve um maior risco quanto maior a dose utilizada de cada estatina.

Apesar disso, em nível populacional, os benefícios cardiovasculares e em mortalidade do tratamento com a estatina são muito maiores do que seus potenciais riscos.

Referência: Naci H, Brugts J, Andes AE. Comparative tolerability and harms of individual statins: A study-level network meta-analysis of 246.955 participants from 135 randomized controlled trial. Circ Cardiovasc Qual Outcomes 2013.

 

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: