Miscelânia

Estenose mitral e gestação: que medicações posso usar?

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Esta publicação também está disponível em: pt-brPortuguês esEspañol

Estenose mitral é a valvopatia mais comum em gestantes. Normalmente mantém-se tratamento clínico durante a gestação, reservando-se a intervenção para casos refratários. Isso porque a intervenção traz riscos para a mãe e para o feto. Mas, e aí? Que medicações posso usar para controlar estenose mitral na gestante? Antes temos que lembrar a base do tratamento medicamentoso da estenose mitral:

  1. Medicação para controlar a frequência cardíaca (FC): um dos principais fatores que descompensa a estenose mitral é o aumento da FC. Isso reduz o tempo de diástole assim dificulta o esvaziamento do sangue do AE para o VE. Normalmente usa-se betabloqueador para controlar a FC em pctes com estenose mitral. Na gestação posso usar bbloq tranquilo? A maioria, sim. Falamos disto em outro post. Deve-se evitar o atenolol. Digamos que a pcte tem contraindicação a bbloq (ex: asma). Posso usar o que mais? Verapamil. Dos antagonistas dos canais de cálcio, é o que apresenta maior efeito cronotrópico negativo. Seguro na gestação também. E se a paciente tiver fibrilação atrial associada e estiver difícil de controlar a FC com estas alternativas? Digoxina pode ser usada na gestação sem problemas. Inclusive ela é usada para tratar alguns tipos de arritmia que aparecem no feto.
  2. Diurético de alça: a outra base do tratamento medicamentoso da estenose mitral é o uso de diurético de alça como a furosemida. Ela serve para controlar a hipervolemia da paciente. Posso usar furosemida em gestantes? Sim. Deve-se evitar, contudo, secar demais a paciente o que pode gerar hipovolemia. Mas manter euvolemia é indicado.

Curso Preparatório

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site