Insuficiência Cardíaca

Hipertensão pulmonar e IC

Estudo prospectivo publicado recentemente no JACC avaliou o impacto prognóstico da elevação da pressão arterial pulmonar em pacientes com insuficiência cardíaca (IC).

Em uma análise de mais de 1.000 pacientes, a pressão arterial pulmonar sistólica (PSAP) foi um forte preditor de mortalidade por todas as causas e por causas cardiovasculares, independentemente de outros fatores, como função diastólica e BNP. Nesse estudo, ela foi avaliada por ecocardiografia.

Esse impacto foi semelhante tanto para pacientes com fração de ejeção reduzida como para pacientes com fração de ejeção preservada.

Sabia-se que a hipertensão pulmonar (HP) associada à IC piorava o prognóstico desses pacientes. Esse estudo veio reforçar esse impacto negativo, nos fazendo pensar que talvez o tratamento para HP em pacientes com IC seja um alvo interessante para futuros estudos. Estudos já publicados mostraram melhora em qualidade de vida e teste de caminhada de 6 min com o uso de inibidores de fosfodiesterase 5 (ex.: sildenafil) com HP e IC. Mas será que conseguiremos algum impacto em mortalidade com o uso dessas drogas?

Referência

Bursi F, McNallan SM, Redfield MM, et al. Pulmonary pressures and death in heart failure a community study. J Am Coll Cardiol 2012; 59:222-231. 

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: