Sem categoria

História dos Inibidores da ECA

A história dos  inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (IECA) começa no Brasil por volta 1949, quando  o médico carioca Dr.  Maurício Rocha e Silva notou que o veneno de cobras em conjunto com a tripsina agiam na globulina plasmática liberando uma substância que causava hipotensão e lentidão na contração da musculatura lisa do intestino, daí recebendo o nome de Bradicinina (bradys = lento, kinesis = movimento).

Na década de 60, o Dr Sérgio Ferreira ( discípulo do Dr Rocha e Silva), isolou, do veneno da Bothrops jararaca,um princípio ativo capaz de potencializar os efeitos da Bradicinina, sendo  denominado de Peptídeos Potencializadores de Bradicinina ( BPP). A partir das descobertas  do médico brasileiro, o Prêmio Nobel de medicina de 1982, o britânico Sir John Vane demonstrou a que a Enzima Conversora de Angiotensina ( ECA) é responsável pela produção de Angiotensina II que por sua vez tem papel determinante na hipertensão arterial Sistêmica, sendo o  BPP um precursor do IECAs conhecidos.

Clinicamente os BPPs não puderam ser utilizados, pois não eram ativos quando ingeridos oralmente e a sua síntese era complexa e caras. Esse problema foi  resolvido quando Byers e Wolfenden desenvolveram inibidores não – peptídicos sintéticos  iniciando os primeiros passos para a criação  do Captopril. Em 1977, Cushman e Ondetti, sintetizaram o captopril (synthetic angiotensin converting enzyme inhibitor).

A patente ficou com a Squibb e muitos cardiologistas ao menos conhecem a contribuição para o desnvolvimento de uma das mais conhecidas medicações cardiovasculares.

Prof. Dr. Maurício Oscar da Rocha e Silva

Prof. Dr. Maurício Oscar da Rocha e Silva

Prof. Dr. Sérgio Henrique Ferreira

Prof. Dr. Sérgio Henrique Ferreira

 

FONTE:

http://www.redetec.org.br/inventabrasil/hiper.htm

ASPECTOS HISTÓRICOS DA HIPERTENSÃO-  Do fator de potenciação da bradicinina (BPF) aos inibidores da ECA

 

 

Deixe um comentário

Sobre o autor

Andre Lima

Andre Lima

Editor do site --
Especialista em Cardiologia pela SBC e InCor/ USP --
Especialista em Ecocardiografia pela SBC e InCor/USP --
Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB --

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: