Sem categoria

Imagens clássicas em cardiologia – dissecção de aorta

Paciente HAS, DM e tabagista chegou à emergência com quadro de dor torácica que se irradiava para o dorso, de forte intensidade. No exame físico, percebia-se sopro diastólico regurgitativo em foco aórtico. Pulsos simétricos nos 4 membros. ECG com sinais de sobrecarga de ventrículo esquerdo. Troponina veio alterada. Cateterismo cardíaco não mostrou lesões coronarianas. Feito ecocardiograma transesofágico que revelou:

As imagens mostram a presença de flap em aorta ascendente e descendente. Este flap se protrui para dentro do ventrículo esquerdo. Um dos folhetos aórticos também prolapsa para dentro do VE. Há insuficiência aórtica importante.

Dicas:

– Quando pensar em dissecção de aorta no paciente que chega à emergência com dor torácica?

1- se houver sopro de regurgitação aórtica associado – como no caso mostrado, a dissecção pode afetar a valva aórtica causando a sua incompetência

2- se houver diferença de pressão entre os membros e/ou redução de pulsos em um dos membros – a disseção pode acometer o suprimento arterial de algum dos membros. Caso isto ocorra, a pressão neste local será menor que no membro contralateral. Diferenças de pressão sistólica superiores a 20-30 mmHg entre os braços são consideradas significantes.

3- se houver déficit neurológico agudo associado – mesmo princípio do tópico anterior. Se a dissecção englobar as artérias que vão para um dos hemisférios cerebrais, isto pode causar quadro de AVC

4- Dor torácia com característica em rasgando e/ou irradiando-se para dorso. A dor típica de angina costuma ser em queimação, localizada em precórdio podendo irradiar-se para os membros superiores e região cervical. Já na dissecção a dor costuma irradiar-se pode irradiar-se para o dorso.

5- Alargamento de mediastino – sugere patologia de aorta associada

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: