Miscelânia

Inibidores da SGLT2: dicas práticas e resumo dos estudos

Remo Holanda
Escrito por Remo Holanda

Esta publicação também está disponível em: pt-brPortuguês esEspañol

Com a publicação de três megatrials em pacientes com diabetes tipo 2 e mais três em andamento com IC, os inibidores de SGLT2 (SGLT2i) estão cada vez mais sendo incorporados na rotina dos cardiologistas, em virtude do seu potencial beneficio muito alem do mero controle da glicemia. A seguir, um resumo dos principais efeitos benéficos e efeitos adversos vistos com esta classe de medicamentos.

Principais benefícios cardio-renais dos SGLT2i em pacientes com diabetes tipo 2 (DM2)

DM2 sem DCV DM2 com DCV aterosclerótica mas sem infarto prévio DM2 com infarto prévio DM2 com infarto < 2 anos DM2 com ICFEP DM2 com ICFER
Composto de Morte CV, infarto ou AVC N ↓↓ ↓↓↓ N ↓ (as custas de menos morte CV)
Morte CV N N ↓↓↓
Hospitalização por IC ↓↓ ↓↓ ↓↓ ↓↓↓
Progressão de doença renal ↓↓ ↓↓ ↓↓ ↓↓ ↓↓ ↓↓

Baseados em sub-analises dos estudos randomizados publicados ate o presente momento. Novos estudos em andamento em pacientes com IC devem esclarecer melhor o papel dos SGLT2i em pacientes com ICFEP versus ICFER. DCV = doença cardiovascular; ICFEP = insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada; ICFER = insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida; N = neutro;

Principais efeitos adversos associados aos SGLT2i

Infecções genitourinárias Frequentes, porem leves na grande maioria dos casos. Maior parte são balanopostites ou vulvovaginites fúngicas.
Desidratação Sem risco aumentado de eventos sérios ou de insuficiência renal aguda nos estudos randomizados. Sugere-se cautela em pacientes com altas doses de diuréticos ou com propensão a depleção volêmica.
Cetoacidose Evento raro ( < 1 caso para cada 1000 pacientes-ano). Sugere-se suspender o medicamento em situações de jejum prolongado (ex: pré-operatório de grandes cirurgias).
Hipoglicemia Evidencia de menor risco com SGLT2i do que com outras classes de antidiabéticos orais.
Amputação Risco aumentado com um agente da classe (canagliflozina). Sugere-se cautela em pacientes com histórico prévio de amputação ou doença vascular periférica grave.

 

Curso Preparatório

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Remo Holanda

Remo Holanda

1 comentário

Deixe um comentário

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site