Insuficiência Cardíaca

Todo paciente com insuficiência cardíaca precisa restringir sal na dieta?

Jefferson Vieira
Escrito por Jefferson Vieira

A restrição de sódio na dieta de pacientes com IC sempre foi uma recomendação largamente aceita, baseada no conceito de que o consumo excessivo de sal está associado a retenção de líquidos e, portanto, levaria a descompensação da doença. Entretanto, não existe fundamento científico que justifique a restrição de sódio na IC. Pelo contrário, a evidencia disponível tem associado essa estratégia com maior risco de hospitalização por descompensação da IC.

Os brasileiros consomem cerca de 10g de sal por dia, o equivalente a 4g de sódio. Um estudo retrospectivo, publicado no JACC Heart Failure, demonstrou que uma dieta com menos de 2,5g de sódio (~ 6g de sal) está associada a maior risco de morte e hospitalização em doentes com IC, sobretudo nos pacientes sem iECA/BRA. Esse achado sugere que o bloqueio do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA) possa atenuar os efeitos neuro-hormonais da restrição de sódio. De fato, existe um número considerável de publicações indicando que a restrição de sódio está associada a alterações hemodinâmicas e neuro-hormonais prejudiciais, como redução do índice cardíaco, hipoperfusão renal e ativação do SRAA e simpática. Os mecanismos para explicar essa ativação neuro-hormonal incluem a redução do estimulo de mecanorreceptores ventriculares, seio carotídeo, arco aórtico e arteríolas renais aferentes, levando ao aumento da descarga simpática e neuro-hormonal.

Doentes com IC tem um risco aumentado de desnutrição relacionada a inapetência por alterações no paladar e no olfato, uso de drogas como AAS e digoxina, uremia, congestão de alças intestinais, etc. Dietas pouco palatáveis com baixo teor de sódio foram associadas com redução na ingestão de proteínas, ferro, vitamina B12, dentre outros.

Nas diretrizes mais recentes, a recomendação de dieta com restrição de sódio vem perdendo força e ainda não está definido o valor ideal de sal para doentes com IC. A última diretriz européia de IC, publicada no ano passado, recomenda uma dieta saudável evitando consumos maiores que 6g de sal por dia, o que se consegue simplesmente evitando a adição de sal de cozinha após o cozimento dos alimentos. Em resumo, ainda não está claro qual o valor ideal de sódio na dieta de pacientes com IC e estudos adicionais são necessários para esclarecer os efeitos dessa estratégia comumente recomendada.

Referências:

Doukky R, Avery E, Mangla A, et al. Impact of Dietary Sodium Restriction on Heart Failure Outcomes. JACC Heart failure. 2016;4(1):24-35. 

Nakasato, Miyoko, Strunk, Célia M. C., Guimarães, Guilherme, Rezende, Marcos V. C., & Bocchi, Edimar A.. (2010). A dieta com baixo teor de sódio é de fato indicada para todos os pacientes com insuficiência cardíaca estável?. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 94(1), 92-101.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Curso Pré Operatório

Deixe um comentário

Sobre o autor

Jefferson Vieira

Jefferson Vieira

Residência em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia/RS
Especialista em Cardiologia pela SBC
Especialista em Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco pelo InCor/FMUSP
Doutor em Cardiologia pela FMUSP
Médico-assistente do programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco do Hospital do Coração de Messejana

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto:
X