Hipertensão arterial sistêmica Manchetes da Semana Prevenção

MAPA ou PA de consultório: qual a mais fidedigna?

Thiago Midlej
Escrito por Thiago Midlej

A MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial) é um exame  que fornece medidas da pressão arterial (PA) durante 24 horas, ou seja, medidas de PA são realizadas  durante as atividades de rotina do paciente. Através da MAPA, podemos saber a média de PA durante o dia, noite, nas 24 horas, se houve queda da pressão durante o sono, picos de PA e diversas outras medidas que nos auxiliam no diagnóstico e tratamento. Também podemos diagnosticar um paciente com sendo portador de HAS mascarada ou HAS do avental branco.

Um estudo Espanhol publicado no NEJM envolveu mais de 60.000 pacientes seguidos em 10 anos, com o objetivo de avaliar o valor prognóstico de medidas de PA no consultório e ambulatorial  (pela MAPA) na mortalidade cardiovascular.

Sabemos que o risco de morte aumenta com a elevação da PA, tanto no consultório quanto pela MAPA. Até aí tudo bem, isso já é bem documentado! O que o estudo trouxe de novidade é que a PA Sistólica de 24 horas pela MAPA mostrou maior associação com AVC, isquemia coronária  e insuficiência cardíaca do que as medidas de PA no consultório, sendo um forte preditor de todas as causa de mortalidade cardiovascular.

Outro dado do estudo foi que HAS mascarada também mostrou ter forte associação com todas as causas de mortalidade cardiovascular. Importante ressaltar que o estudo  mostrou maior mortalidade associada com HAS mascarada do que com HAS sustentada. Isso pode ser explicado pelo atraso na detecção, diagnóstico e tratamento da hipertensão nesses pacientes causando, provavelmente, lesões de órgãos alvos e doença cardiovascular. HAS do jaleco branco assim como HAS sustentada também foram associados a risco de morte.  

Referência: NEJM.Relationship between Clinic and Ambulatory Blood-Pressure Measurements and Mortality.  José R. Banegas, M.D., Luis M. Ruilope, M.D., Alejandro de la Sierra, M.D., Ernest Vinyoles, M.D., Manuel Gorostidi, M.D., Juan J. de la Cruz, M.Sc., Gema Ruiz-Hurtado, Ph.D., Julián Segura, M.D., Fernando Rodríguez-Artalejo, M.D., and Bryan Williams, M.D.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Thiago Midlej

Thiago Midlej

Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia​ e pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina de São Paulo - I​NCOR​​.
Pós graduando da Unidade de Hipertensão do​​ I​NCOR​
Médico plantonista da Unidade Clínica de Emergência do INCOR
​​Cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: