Sem categoria

Métodos de imagem na dissecção de aorta

Eduardo Lapa
Escrito por Eduardo Lapa

Uma das emergências cardiológicas mais graves é a dissecão de aorta. Esta entidade possui alta mortalidade e geralmente se apresenta clinicamente através de dor torácica. O grande problema é que as medidas normalmente utilizadas para tratar as síndromes coronarianas agudas (ex: antiagregantes plaquetários e anticoagulantes), principal causa cardiovascular de dor torácica aguda, podem piorar o quadro da dissecção de aorta. Assim sendo, torna-se imperativo que o médico que trabalha em emergência e em UTIs saiba identificar adequadamente estes casos para evitar o tratamento indevido. Clinicamente há dicas para se pensar em dissecção de aorta em pctes com dor torácica, como:

1- assimetria de pulsos periféricos

2- sopro de insuficiência aórtica associado

3- assimetria de pressão nos mmss

4- surgimento de déficits neurológicos associado

Uma vez considerando-se a suspeita clínica de dissecção de aorta, o médico pode utilizar vários métodos de imagem diferentes para ajudar na elucidação diagnóstica. O exame mais simples é a radiografia de tórax. Nesta, podemos observar em boa parte dos casos um alargamento do mediastino, como o visto na foto abaixo:

Outro exame simples e útil nestes casos é o ecocardiograma. O exame transtorácico perde sensibilidade quando comparado aos métodos citados a seguir mas é bastante específico quando mostra a presença de flap. Já colocamos alguns exemplos neste site:

O ecocardiograma transesofágico mostra imagens similares mas possui sensibilidade muito superior ao transtorácico.

A angiotomografia é um dos exames mais utilizados na suspeita de dissecção de aorta. O achado típico é o do flap separando a luz verdadeira da luz falsa. Exemplo gentilmente enviado pelo Dr Giordano Bruno Parente:

A ressonância magnética com contraste pode ser utilizada nestes casos mas o seu uso é limitada devido à demora do exame e ao fato do método não ser tão disponível quanto os mencionados acima.

Por fim, o cateterismo cardíaco pode ver a presença de flap quando injeta contraste na aorta (aortografia). Exemplo:

 

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

2 comentários

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: