Miscelânia

Nefroproteção em diabéticos

Mais um estudo testando a associação de Inibidores de ECA e BRAs para evitar progressão de doença renal em diabéticos não demonstrou benefício.

Esse estudo avaliou 133 pacientes com DM tipo 2 e doença renal estágio 2 ou 3. Comparou o uso de lisinopril até 40mg/d VS irbesartan até 600mg/d VS terapia combinada (até 20mg/d e 300mg/d, respectivamente).

Após 32 meses, não houve diferença entre os grupos em aumento de creatinina (em 50%), doença renal terminal ou morte.

Esse resultado sugere que a combinação BRA+IECA não traz um benefício adicional, quando comparado com o uso isolado dessas drogas. Lembrando que a amostra do estudo foi pequena, e não foi um estudo duplo-cego.

O estudo ONTARGET, que avaliou pacientes com aterosclerose ou diabetes, também não demonstrou benefício da terapia combinada IECA+BRA (telmisartan / ramipril) quando comparada com IECA.

Referência: Effect of dual blockade of the renin-angiotensin system on the progression of type 2 diabetic nephropathy: a randomized trial. Fernandez Juarez G, Luño J, Barrio V et al. Am J kidney Dis 2013 61(2):211.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

1 comentário

  • O estudo ONTARGET é sempre citado e mostra que a nefroproteção com duplo bloqueio não funciona e que até aumentou o número de casos de insuficiência renal com necessidade de diálise.
    Mas, 84% dos diabéticos do ONTARGET tinham proteinúria normal, então, esse estudo não avaliou bem os casos de nefropatia diabética estabelecida, que necessitam da maior nefroproteção. E a maioria dos casos de insuficiência renal, eram agudos e houve melhora. Ainda se aguarda um estudo com melhor design para avaliar nefroproteção em diabéticos.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: