Sem categoria

Nova diretriz britânica de hipertensão – parte 1

Pontos relevantes:

– Provavelmente o ponto mais importante deste guideline, na minha opinião, é o seguinte:

Ou seja, PA elevada no consultório = MAPA, independente de você achar que o aumento da PA é falso (has do jaleco branco – indicação tradicional do MAPA pelos guidelines prévios) ou verdadeiro.

No texto completo do guideline britânico ele coloca uma série de análises econômicas que consideram a custo-efetividade de ficar fazendo MAPA para todo mundo e chega à conclusão que vale a pena sim. Não vou ficar entrando em detalhes aqui até porque os dados referentes a custos de exames lá na Inglaterra não se adequam à nossa realidade.

Obviamente é inviável pedir MAPA para todo pcte com PA elevada no SUS. Não há disponibilidade de exames para isto. Mas no consultório esta conduta pode ser facilmente adotada.

Lembrando também que pacientes diabéticos e com PA no consultório limítrofe tambpem se beneficiam do MAPA – ver este tópico.

– A diretriz britânica usa pontos de corte diferentes da diretriz da SBC para se confirmar HAS pelo MAPA

Britânica – PA média durante a vigília maior ou igual a 135×85 mmHg

SBC – PA média na vigília maior que 130×85 mmHg

– Em pctes com pulso irregular (ex: FA) – evitar a medida da PA através de aparelhos eletrônicos. Preferir o método manual com ausculta da artéria braquial. Os dispositivos eletrônicos perdem muito acurácia nestes casos.

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

2 comentários

  • Eduardo,
    A diretriz brasileira apresenta uma tabela com valores de medias de PA um pouco diferentes: PA vigília 140/85, PA sono 120/70, PA 24h 130/80 (tabelas 15 e 16)
    Quando usar estes valores?
    Obrigada!

  • Vitória, realmente os valores usados pela diretriz britânica são levemente diferentes dos usados pela diretriz da SBC. A maioria dos serviços em nosso país utiliza os pontos de corte mencionados na diretriz brasileira.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: