Hipertensão arterial sistêmica

Nova diretriz de HAS: recomenda-se usar o termo pré-hipertensão?

Thiago Midlej
Escrito por Thiago Midlej

            Publicado em 2004, o VII  Joint (The Seventh Report of the Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation, and the Treatment of High Blood Pressure) introduziu o termo Pré-hipertensão para classificar os indivíduos com PAS entre 120 -139 mmHg e PAD  80 – 89 mmHg. Essa nova nomenclatura causou uma discussão muito grande no meio médico. Alguns críticos chegaram a dizer que classificar um paciente como pré-hipertenso é classificar uma pessoa hígida de pré-doente. O fato é que esse termo não foi acompanhado pela sociedade brasileira de cardiologia. Aproximadamente 10 anos depois, a sociedade reviu os conceitos e, agora, resolveu adotar essa classificação. Segundo a 7ª diretriz brasileira de hipertensão publicada nessa semana, a Pré -hipertensão (PH) é caracterizada por valores de PAS 121 e 139 e/ou PAD entre 81 e 89 mmHg.

                   Antes, os indivíduos adultos com PAS < 120 mmHg e PAD < 80 mmHg, eram classificados como Ótima, agora, são classificados como Normal.  As classificações de Normal e Limítrofe da diretriz passada foram agrupadas na classificação atual de Pré-hipertenso.

                A PH associa-se a maior risco de desenvolvimento de HA e eventos cardiovasculares. Isso implica em observação mais rigorosa da PA nesses indivíduos. Metade do ônus atribuível à PA ocorre naqueles com cifras sistólicas entre 130 e 150 mmHg. Nessa faixa de PA, há expressivo contingente de portadores de doença cardiovascular, doença renal, síndrome metabólica e de múltiplos fatores de riscos cardiovasculares.

                Devemos iniciar tratamento não medicamentoso para todos os pacientes classificados como Pré-hipertensos. O tratamento medicamentoso pode ser considerado naqueles com PA entre 130-139 /85-89 mmHg e história prévia de DCV ou naqueles com risco cardiovascular alto. Não há evidência de benefício para tratamento naquele com risco moderado.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Curso Pré Operatório

Deixe um comentário

Sobre o autor

Thiago Midlej

Thiago Midlej

Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia​ e pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina de São Paulo - I​NCOR​​.
Pós graduando da Unidade de Hipertensão do​​ I​NCOR​
Médico plantonista da Unidade Clínica de Emergência do INCOR
​​Cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

3 comentários

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: