Sem categoria

Nova terapia anti-trombótica: inibidor de fator XI

Dados experimentais sugerem que a redução dos níveis de fator XI reduziria trombose sem causar sangramento. Seria, então, um alvo terapêutico interessante para o desenvolvimento de novas drogas.

Uma dessas drogas (FXI-ASO) que foram desenvolvidas foi testada recentemente em um estudo de fase II. O FXI-ASO é um oligonucleotídeo anti-senso que reduz especificamente os níveis de fator XI, atenuando assim a via intrínseca de coagulação. Ele se liga ao RNA mensageiro do fator XI no fígado, levando à sua degradação. Leva, portanto, a um prolongamento do TTPa sem alterar o TP.

O estudo FXI-ASO TKA foi um estudo aberto, que avaliou o uso de FXI-ASO 200mg ou 300mg SC comparando com enoxaparina 40mg SC 1x por dia em 300 pacientes que estavam em programação de artroplastia de joelho. O desfecho primário de eficácia foi incidência de tromboembolismo venoso, e o desfecho de segurança, sangramento maior ou clinicamente relevante.

O grupo que utilizou o FXI-ASO iniciou seu uso 36 dias antes da cirurgia (3 doses na primeira semana, seguido de 1 dose semanal por 4 semanas, 1 dose 6hs após a cirurgia e uma última dose 3 dias após a cirurgia). A enoxaparina foi iniciada 6-8hs após a cirurgia, e mantida por pelo menos 8 dias.

O desfecho primário ocorreu em 36/134 pacientes (27%) que usaram 200mg de FXI-ASO, em 3/71 pacientes (4%) que usaram 300mg, e em 21/69 pacientes (30%) que usaram enoxaparina. A dose de 200mg foi não inferior, e a dose de 300mg foi superior à enoxaparina.

Sangramento ocorreu em 3%, 3% e 8%, respectivamente.

Esse estudo sugere que o FXI-ASO parece ser um método efetivo e seguro na profilaxia de TVP. Pode, portanto, ter um futuro promissor nesse cenário. Aguardamos estudos maiores para definir melhor os riscos e benefícios desse novo tratamento.

Referência

Büller H, Bethune C, Bhanot S, et al. Factor XI antisense oligonucleotide for prevention of venous thrombosis. New Eng J Med 2014; DOI:10.1056/NEJMoa1405760.

Publicidade

Banner Atheneu

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: