Outros temas

Novidade: Semaglutida aprovada para o tratamento de obesidade

Esta publicação também está disponível em: Português Español

O FDA anunciou a aprovação da Semaglutida na dose semanal de 2,4mg para o tratamento da obesidade. O lançamento no mercado americano está previsto para o final deste mês, com o nome comercial de WegovyR. A droga fica indicada como tratamento complementar à dieta e exercícios físicos para controle crônico de peso em adultos com obesidade (IMC ≥30 kg / m2 ) ou excesso de peso (IMC ≥ 27 kg / m2 ) com pelo menos uma comorbidade relacionada.

A aprovação é baseada nos resultados do estudo fase 3a STEP1 publicado na NEJM em março deste ano. O estudo duplo cego randomizou 1961 pacientes para semaglutida 2,4mg 1 vez por semana ou placebo, com escalonamento de dose por 16 semanas e manutenção da dose máxima por mais 54 semanas. A semaglutida levou a uma perda de peso média de 14,9%, com 86,4% dos pacientes atingindo o resultado primário de perda de 5% do peso corporal e 34,8% dos que completaram o tratamento perdendo mais de 20% do peso. Tal resultado, comparável ao encontrado em estudos de cirurgia bariátrica, torna a semaglutida o mais potente agente farmacológico disponível para o tratamento da obesidade.

Os efeitos adversos mais frequentes acometeram o trato gastrointestinal, com náusea, diarreia e vômitos em 20 a 44% dos pacientes. A maioria dos casos tiveram intensidade leve a moderada, levando a descontinuação do tratamento em 7% dos pacientes. Colelitíase foi numericamente mais frequente (2%), o que não foi observado com pancreatite.

O anúncio vem cercado de grande expectativa. Considerando os dados epidemiológicos atuais, 60% da população brasileira está acima do peso, com um em cada 5 indivíduos sendo classificado como obeso. O arsenal farmacológico no Brasil ainda está limitado a Orlistat, Liraglutida e Sibutramina, sendo esta última contraindicado em pacientes com fatores de risco cardiovascular. A semaglutida atualmente é aprovada para o tratamento do diabetes, estando disponível com o nome comercial de OzempicR na apresentação de até 1mg para uso semanal.

Opções para tratamento de obesidade disponíveis atualmente:

 

Curso Cardiopapers

Banner Atheneu

Deixe um comentário

Sobre o autor

José Luciano de França Albuquerque

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site

 

%d blogueiros gostam disto: