Hipertensão arterial sistêmica

Novo guideline americano de hipertensão arterial sistêmica

Após uma espera de 10 anos foi publicado no Jama o novo guideline americano de HAS, o oitavo Joint. Assim como o novo guideline americano de dislipidemias, esta diretriz tenta ao máximo fazer recomendações baseadas em grandes trials clínicos. Obviamente, ainda há recomendações baseadas basicamente na opinião de especialistas devido à carência de dados mais objetivos em determinadas áreas. Os principais pontos do guideline:

1- Pctes < 60 anos devem ser tratados quando a pressão sistólica (PAS) for maior ou igual a 140 mmHg e/ou quando a pressão diastólica (PAD) foir maior ou igual a 90 mmHg. O alvo é manter a PA < 140 x 90 mmHg.

2- Pctes idosos (>60 anos) devem ser tratados quando a pressão sistólica (PAS) for maior ou igual a 150 mmHg e/ou quando a pressão diastólica (PAD) foir maior ou igual a 90 mmHg. O alvo é manter a PA < 150 x 90 mmHg.

3- Caso um pcte idoso já esteja usando medicacões anti-hipertensivas mantendo PA < 140 x 90 sem efeitos colaterais deletérios – não alterar a medicacão. Não precisa diminuir a dose dos remédios para deixar a PA próxima a 150 x 90.

4- Em pctes afrodescendentes – a medicação inicial para tratar a HAS deve ser diurético tiazídico ou bloqueador do canal de cálcio.

5- Em pctes não-afrodescendentes – escolher como medicação inicial entre 4 classes de remédios – tiazídicos, ieca, bloqueador do receptor da angiotensina (BRA) ou antagonista do canal de cálcio. 

6- Betabloqueador não entra mais na lista de medicações de primeira escolha para tratar HAS.

7- Se pcte diabético, usar as recomendações dos ítens 4 e 5 para escolher a droga inicial para tratar a HAS. Ou seja, se pcte diabético afrodescendente, o guideline não recomenda iniciar com ieca/bra mas sim com tiazídico ou antagonista do canal de cálcio. Esta recomendação difere de outros guidelines como o europeu de HAS.

8- Em pctes com nefropatia crônica, principalmente se houver proteinúria associada, preferir o uso de ieca ou BRA como medicação anti-hipertensiva inicial.

9- Pctes que não apresentam controle de PA com 1 classe de medicação – ir associando medicações das outras classes citadas nos ítens 4 e 5. 

10- Evitar o uso de ieca + BRA

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

3 comentários

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: