Coronariopatia

Novo guideline americano de IAM com supra de ST – parte 3

 

PARA PCTES QUE CHEGAM AO HOSPITAL COM MENOS DE 12 HORAS DE QUADRO CLÍNICO

– O método preferido de reperfusão para estes pctes é a angioplastia primária.

– O ideal é que a mesma seja realizada até 90 minutos após o início do atendimento médico.

– Caso o pcte seja atendido em uma unidade sem disponibilidade de serviço de hemodinâmica, há duas possibilidades:

1- fazer trombolítico

2- transferir o pcte para um local com serviço de hemodinâmica

Como decidir o que fazer?

Antes de qualquer coisa – caso o pcte esteja em choque cardiogênico, adotar a segunda estratégia independente do tempo que isto vá levar.

Os casos que não se apresentam com choque cardiogênico são mais comuns. Nesta situação tem-se que analisar o tempo que a transferência vai levar. Caso estime-se que é possível fazer a angioplastia em menos de 120 minutos após a chegada do pcte no primeiro serviço, é válido realizar-se a transferência do pcte. Caso não – é preferível administrar trombolítico, caso não haja contraindicações.

Exemplificando: pcte chega a um serviço sem hemodinâmica apresentando quadro de IAM com supra de ST anterior. Killip 1. Há um hospital há 4 km de distância com serviço de hemodinâmica funcionando 24h por dia. É feito o contato com este serviço e liberado vaga para transferência do pcte. Isto ocorre após 15 minutos da chegada do pcte ao primeiro hospital. Normalmente o tempo gasto neste trajeto neste horário é de 25 minutos. A equipe da hemodinâmica usualmente consegue realizar um tempo porta-balão de 30 minutos nestes casos. Desta forma, estima-se que a angioplastia vá ser realizada após 70 minutos da chegada do pcte ao primeiro hospital (15 minutos para diagnosticar o quadro e conseguir a vaga em outro hospital + 25 minutos para transferir + 30 minutos de porta-balão). Como o tempo é < 120 minutos – vale a pena transferir o pcte. Digamos, contudo que o hospital com serviço de hemodinâmica ficasse a uma hora e meia de distância do primeiro serviço. Neste caso o tempo para angioplastia seria superior a 120 minutos do atendimento inicial do pcte. Neste caso o ideal seria administrar trombolítico IV caso o pcte não apresentasse contraindicações ao mesmo.

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

1 comentário

  • Ramipril+Alodipino associado é um grande medicamento no combate a pressão arterial, é uma pena que o ramipril possui um efeito colateral insuportável que é a tosse seca não tendo como prosseguir no tratatamento.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: