Coronariopatia

Novo guideline americano de IAM com supra de ST – parte 4

 

– O guideline americano coloca como grau de recomendação Ib o uso de hipotermia terapêutica em pctes que tiveram PCR por FV ou TV fora do hospital. Vale a pena, contudo ver os comentários do Dr Luis Cláudio sobre o assunto.

– Pctes que chegam ao hospital entre 12 e 24h após o início do quadro clínico podem se beneficiar da realização de angioplastia caso apresentem sinais de isquemia ativa (ex: dor torácica persistente).

– A rotina é de se angioplastar apenas a artéria culpada pelo IAM. Outras lesões, mesmo que críticas, normalmente são abordadas em um segundo momento. Uma importante exceção a esta regra são os casos que se apresentam com choque cardiogênico. Este tipo de pcte pode apresentar melhora do quadro hemodinâmico caso seja realizada angioplastia de outras lesões críticas além da artéria culpada.

– Em relação a angioplastia apenas com balão, o uso de stents não farmacológicos diminui a necessidade de nova angioplastia do vaso tratado no futuro. Há dados menos sólidos que apontam para diminuição de reinfarto. Certamente não há diminuição de mortalidade com o uso de stent. Já comparando stent não farmacológico x stent farmacológico – mais uma vez nota-se diminuição da necessidade de nova angioplastia do vaso no futuro. Contudo, não há diminuição nem de infarto nem de morte a médio/longo prazo.

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: