Sem categoria

Novo guideline de medidas realizadas pelo ecocardiograma – o que mudou?

2014-02-18 13.45.58

Saiu o novo guideline internacional sobre medidas realizadas pelo ecocardiograma (dimensões do ventrículo esquerdo, fração de ejeção, etc). Para acessar, clique neste link. O texto não interessa apenas aos ecocardiografistas uma vez que todo cardiologista clínico recebe diariamente vários pacientes trazendo um exame de eco para ser interpretado. Obviamente alguns detalhes são muito especifícos para os não ecocardiografistas mas vale a leitura. Dados importantes a serem destacados:

– o guideline recomenda que as medidas do VE sejam feitas através do modo bidimensional e não através do modo M. Para entender melhor este ponto, dêem uma olhada neste post que fica mais fácil de visualizar a diferença entre um e outro e porque as medidas pelo modo bidimensional são mais confiáveis.

– os valores para definir fração de ejeção normal e alterada mudaram um pouco. Agora considera-se FE de VE normal em homens se entre 52% e 72% e entre mulheres, entre 54% e 74%. Entre 30% e 40% é disfunção moderada. Acima disto mas abaixo do valor da normalidade, disfunção discreta. Abaixo de 30%, disfunção grave. Como era antigamente? Vejam neste post

– O volume do átrio esquerdo indexado pela superfície corporal também teve os seus parâmetros de normalidade alterados. Agora:

até 34 mL/m2 – normal

entre 35 e 41 mL/m2 – aumento discreto

entre 42 e 48 mL/m2 – aumento moderado

> 48 mL/m2 – aumento importante

– A mensuração do átrio direito deve ser feita no corte apical 4 câmaras e definida por VOLUME e não mais por área. Volume > 32 mL/m2 em homens e > 27 mL/m2 em mulheres definem AD aumentado. 

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

2 comentários

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: