Coronariopatia

Novo guideline europeu de Síndrome Coronariana Sem Supra de ST – parte 3

– Existem vários escores para classificar o riso do pcte com SCA evoluir de forma adversa. O mais interessante parece ser o escore GRACE uma vez que este prevê a mortalidade intra-hospitalar e após 6 meses. Desvantagem – não dá para calcular   de cabeça – tem que usar tabelas online ou aplicativos de smartphones. Link online – (http://www.outcomes.org/grace)

– Notar que os pontos de corta para considerar o pcte de alto risco são diferentes quando avaliamos o prognóstico a curto e médio prazo.

– O GRACE tem melhor poder discriminatório que o TIMI risk porque ele inclui dados do exame físico (PA, presença de congestão pulmonar, etc)

– Na SCA o médico fica entre a cruz e a espada – tem que diminuir a tendência natural do pcte de trombose (a qual é a fisiopatologia básica da coronariopatia aguda na maior parte dos casos) sem causar iatrogenia, representada em grande parte pelo aumento do risco de sangramento. Assim, o ideal é avaliar para cada indivíduo o risco da SCA causar eventos adversos como morte ou necessidade de revascularização de urgência (através do TIMI, GRACE, etc) e o risco de sangramento o qual pode ser exacerbado pelas medicações usadas na SCA (antiplaquetários, anticoagulantes, etc). 

– E como medir este risco da sangramento? Há também vários escores. O que o consenso europeu coloca em detalhes é o usado no estudo CRUSADE (vide abaixo)

 

– Pela quantidade pontos etima-se a possibilidade do pcte ter um sangramento maior.

– Certamente surgirão escores melhores. Este por exemplo tem uma acurácia de aproximadamente 70%. Bem longe do ideal. Mas já é um começo.

– No incor usa-se um outro escore para sangramento – o que foi usado no trial ACUITY. O mais importante parece ser avaliar objetivamente o risco de sangramento do pcte de alguma forma.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: