Coronariopatia

Novo guideline europeu de Síndrome Coronariana Sem Supra de ST – parte 4

– O uso de bbloq na SCA sem supra de ST é extrapolado dos estudos que avaliaram IAM com supra. Não há nenhuma grande trial feito nos pctes com SCA sem surpa de ST (tal qual o COMMIT, por exemplo). Os dados extrapolados sugerem um benefício razoável do bbloq. Contudo, não há urgência em se começar esta medicação logo de cara. Lembrar que há grupos com risco aumentado de choque cardiogênico – FC elevada, PAS baixa, congestão pulmonar, etc – mostrado pelo COMMIT. Nestes pctes deve se evitar o início precoce do bbloq. Se Killip 3 ou 4 – suspender a medicação nos pctes que já utilizavam. Em pctes com contra-indicação para bbloq (como broncoespasmo ativo) – considerar verapamil ou diltiazem. 

 

– Assim como visto acima, o uso do nitrato não foi estudado em grandes estudos envolvendo pctes com SCA sem supra. O que se sabe é que nos estudos em pctes com supra não houve benefício de mortalidade. Ajuda apenas a diminuir sintomas.

– Aspirina – fazer dose de ataque de 150 a 300 mg. Manutenção de 75 a 100 mg/d. Esta dose mais baixa tem a mesma eficácia antiplaquetária que doses mais altas e causa menos efeitos colaterais. 

– Um inibidor da P2Y12 deve ser adicionado à aspirina assim que possível. Há 3 possibilidades – clopidogrel, prasugrel e ticagrelor. 

– A maioria das pessoas já sabem os dados referentes ao clopidogrel – a resposta varia de pessoa para pessoa, existe o questionamento se os ibps podem alterar a sua eficácia, a dose de ataque pode ser de 300 a 600 mg e a manutenção de 75 a 150 mg/d. Não vou ficar me atendo muito a isto aqui.

– Prasugrel – deem uma olhada nesta revisão. Ticagrelor – leiam isto aqui.

– Tabela legal do consenso europeu comparando as 3 drogas

– Em relação ao uso upstream (já na sala de emergência, antes do cate) ou apenas na sala de hemodinâmica dos inibidores da P2Y12 – o consenso europeu fala que é para usar upstream mesmo. E se começar e o cate revelar que é caso cirúrgico?

O problema é o ciurgião topar…

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: