Coronariopatia

Novo guideline europeu de Síndrome Coronariana Sem Supra de ST – parte 8

POPULAÇÕES ESPECIAIS

IDOSOS

– As evidências dos trials são mais fracas quando avaliamos pctes >75 anos. Muitas vezes estes pctes são excluídos dos estudos, ou quando randomizados, são escolhidos apenas os pctes mais hígidos, com menos comorbidades. 

– Lembrar sempre que estes pctes podem apresentar quadros atípicos de SCA. Não é infrequente vermos pctes idosos em que a apresentação inicial de um infarto foi confusão mental ou dispnéia, por exemplo.

– Interessante que a diretriz européia recomenda que em pctes >75 anos se diminua a dose da enoxaparina para 1 mg/kg 1xd, devendo-se idealmente dosar a atividade anti-xa. Nos outros consensos é orientado a se diminuir a dosagem da enoxa para 0,75 mg/kg de 12/12h…

– Os pctes idosos são os que mais se beneficiam da estratégia invasiva precoce pela análise dos trials. Assim, não se deve retardar o cate nestes casos, a não ser que haja algum outro fator proibitivo (ex: baixa espectativa de vida, capacidade funcional muito comprometida, etc). 

DIABÉTICOS

– Qual o alvo de glicemia no pcte diabético com SCA?

– Lembrar que diabetes é uma das indicações de estratégia invasiva precoce (tanto pela diretriz européia quanto pela americana)

– Se tiver que angioplastar, que tipo de stent usar?

Lembrar que antes de colocar um stent farmacológico é fundamental estar 100% convencido que o pcte irá tomar rigorosamente a dupla antiagregação por pelo menos 1 ano. Em caso de dúvidas sobre a aderência, provavelmente é melhor usar stent convencional e correr um risco maior de reestenose, diminundo contudo o risco de uma trombose de stent "iatrogênica"

Esta informação vem extrapolada dos trials de coronariopatia crônica…

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: