Sem categoria

Novo guideline europeu de valvopatias – parte 4

 

INSUFICIÊNCIA AÓRTICA

– A regurgitação aórtica pode ser resultado de 2 processos: alteração primária da válvula ou alteração da raiz da aorta. É importante definir-se isto uma vez que pode haver mudança na conduta. Ex: se a válvula for normal e houver regurgitação apenas por dilatação da raiz da aorta pode-se realizar uma cirurgia com preservação da válvula nativa do pcte, poupando-o de receber uma prótese e todos os problemas que isto traz.

– Nas cirurgias em que se optar por preservação da válvula aórtica é fundamental a realização de eco transesofágico intraoperatório. Este irá confirmar que o resultado da cirurgia ficou satisfatório.

– Se o pcte tiver aumento da aorta pelo eco ou se for portador de valva aórtica bicúspide ou síndrome de marfan – estudar a aorta antes da cirurgia com angiotc ou angiornm

– Quando há indicação de cirurgia na insuficiência aórtica?

1- IAo importante + sintomas

2- IAo importante + FE<50%

3- IAo importante + dilatação importante do VE (DDVE > 70 mm, DSVE > 50 mm, DSVE > 25 mm/m2)

4- IAo importante e o pcte será submetido a alguma outra cirurgia cardíaca

– Caso o pcte tenha IAo moderada e vá ser submetido à revascularização miocárdica ou a cirurgia de valva mitral – tem-se que analisar caso a caso para decidir sobre intervenção na valva aórtica.

– Também se deve operar a valva aórtica quando houver regurgitação aórtica significante e o pcte for submetido à cirurgia de aorta ascendente devido à dilatação da mesma.

– Vale a pena usar vasodilatadores para estes pctes? Pode-se usar ieca ou BRA se:

1- HAS associada

2- Cirurgia contraindicada

3- Pcte persistir com disfunção ventricular após a cirurgia de correção da valvopatia

O uso de vasodilatadores para adiar a cirurgia ou para diminuir o remodelamento do VE não é indicado por falta de evidências.

– IAo + marfan = usar bbloq. Este grupo de medicações parece diminuir a taxa de dilatação da raiz da aorta nestes pctes. O uso de BRA neste cenário parece ser promissor mas faltam estudos mostrando diferença de desfechos clínicos.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: