Sem categoria

Novo guideline europeu de valvopatias – parte 7

ESTENOSE AÓRTICA PARTE 3

– Quando intervir em um pcte com estenose aórtica? Depende da gravidade.

EAo leve – não intervir

EAo moderada – considerar intervenção se for fazer alguma outra cirurgia cardíaca (ex: vai fazer cirurgia de revascularização miocárdica ou troca valva mitral)

EAo importante – intervir se sintomas OU se FE <50% OU se sintomas ou hipotensão durante o teste ergométrico OU se velocidade de pico > 5,5 m/s OU se o pico de velocidade aumentar mais do que 0,3 m/s por ano.

– Ou seja, pegou pcte com EAo importante e ele lhe diz que não possui nenhuma sintomatologia – o que fazer? Antes de dizer que o pcte realmente é assintomático é importante ter uma medida objetiva disto. Como fazer isto? Através da ergometria. Caso o pcte não possua contra-indicações à prova de esforço, um teste ergométrico bem realizado irá trazer importantes informações adicionais ao médico assistente. O pcte pode apresentar sintomas típicos de EAo durante o exame (ex: angina ou dispneia). Neste caso a cirurgia seria uma indicação classe I. Pode ser que não surjam sintomas mas que a PA do pcte caia a níveis abaixo dos iniciais durante o teste ergométrico. Neste caso a cirurgia seria uma indicação IIa. Caso o teste ergométrico seja completamente normal podemos então afirmar que o pcte realmente é assintomático. Ainda assim pode estar indicada intervenção, como citado acima. Seriam os casos que apresentam velocidade de pico > 5,5 m/s ao ecocardiograma e que possuem risco cirúrgico baixo. 

– Os casos de EAo low gradient/low flow são mais complicados de se decidir. Revisão detalhada aqui.

– Detalhe – já falamos que o ideal é que seja mencionado no laudo do eco a área valvar indexada pela superfície corporal do pcte. Quando esta for menor que 0,6 cm2/m2 é indicativo de EAo importante. E para EAo moderada? Qual a área valvar pelos guidelines atuais? O guideline europeu cita valores entre 0,6 cm2/m2 e 0,9 cm2/m2 para graduar a EAo como moderada. Acima de 0,9 cm2/m2 – EAo leve.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: