Arritmia

Novos anticoagulantes – ingerir em jejum ou com alimento?

Em relação aos novos anticoagulantes usados para FA, qual deve ser o horário preferencial para a ingestão? Os mesmos devem ser tomados em jejum ou o pcte pode ingerir a medicação durante as refeições? A recomendadação da nova diretriz europeia sobre uso de anticoagulantes modernos em pctes com FA diz o seguinte:

– o rivaroxaban deve ser ingerido junto com alimentos. 

– dabigatran e apixaban – tanto faz serem ingeridos em jejum ou com alimentos.

Fonte: Heidbuchel H, Verhamme P, Alings M, et al. European Heart Rhythm Association practical guide on the use of new oral anticoagulants in patients with non-valvular atrial fibrillation. Europace 2013; 15:625-651.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

3 comentários

  • Paulo, a diretriz europeia cita um estudo que viu que pode haver variação de até 39% no nível sérico do rivaroxaban a depender da forma como ele é ingerido (jejum x acompanhado de alimentos). Baseado neste estudo a diretriz recomenda a ingestão da medicação junto com a refeição. Não é colocado nenhum tipo de alimento específico.

  • Pois é Eduardo. Há alimentos que, sabidamente, retardam a absorção de nutrientes e outros que facilitam. Como orientar o paciente ao prescrevê-lo? Eis minha dúvida.

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: