ECG

O ECG no paciente portador de DPOC grave

Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica avançada podem evoluir com sobrecarga das câmaras cardíacas direitas. Este quadro de sobrecarga cardíaca direita secundário ao aumento das pressões pulmonares devido a uma doença pulmonar primária é chamado de cor pulmonale. Mas qual o motivo disto acontecer? A hipóxia tende a causar vasoconstricção da vasculatura pulmonar. Como o DPOC avançado pode cursar com hipoxemia persistente, esta pode levar a uma vasoconstricção difusa da vasculatura pulmonar. O aumento da resistência pulmonar pode levar ao aumento das pressões em artéria pulmonar. Por sua vez, esta elevação da pressão sobrecarrega o ventrículo direito que tende a ficar inicialmente hipertrofiado e, posteriormente, dilatado. O átrio direito acaba dilatando pelo mesmo mecanismo.

No eletrocardiograma destes pacientes, podemos observar sinais de sobrecarga de átrio direito de ventrículo direito. Exemplo:

No ecg observamos:

1- onda P apiculada e com amplitude chegando a 5 mm em D2. Onda P > 2,5 mm em D2 = SAD. Quando esta onda p aumentada é resultado de cor pulmonale, dá-se o nome de ONDA P PULMONALE.

2- variação importante de amplitude do qrs entre V1 e V2. É o chamado sinal de Peñalosa-Tranchesi e também significa SAD. Para revisar os critérios de sobrecarga de AD – veja este link.

3- onda S > onda R em V6 – denota SVD

4- onda S profunda em V3 que quando somada a onda R de avL resulta em > 20mm – índice de cornell. Significa SVE

5- Índice de morris presente em V1 – significa SAE.

6- importante desvio do eixo cardíaco (qrs positivo em avR).

Trata-se de mulher com DPOC grave, retentora crônica de CO2 (gaso basal com bicarbonato de 48 e PaCO2 >60) que também possui HAS e sobrecarga de câmaras esquerdas. Achados confirmados posteriormente pelo eco transtorácico.

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Lapa

Eduardo Lapa

Editor-chefe do site Cardiopapers
Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC

1 comentário

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: