Miscelânia

O que fazer com este paciente com aneurisma de aorta?

Eduardo Sansolo
Escrito por Eduardo Sansolo

Paciente masculino, 72 anos, com queixa de dor abdominal contínua em mesogástrio há 3 dias refratária a analgésicos convencionais. No exame físico, encontra-se normal hemodinamicamente e presença de massa pulsátil em região periumbilical. Submetida a angiotomografia de abdome que evidenciou grande aneurisma de aorta abdominal infrarenal começando a menos de 10mm da artéria renal.

Esta é a reconstrução em 3D da tomografia e o desenhos esquemáticos com as medidas da aorta:

 

Paciente com as seguintes comorbidades/antecedentes:

-HAS;

-DAC (angioplastia coronária em 2005);

-Oclusão carótida interna direita e Angioplastia carótida esquerda em 2010;

-DPOC.

Resposta abaixo:

Resposta: Correção por via endovascular

Segundo a nova diretriz da Sociedade de Cirurgia Vascular, um paciente com aneurisma de aorta abdominal medindo 61mm no maior diâmetro possui indicação de correção. Um paciente com quadro de dor abdominal contínua refratária a analgésicos convencionais, portador de um aneurisma de aorta sem outras causas evidentes para a dor deve ser encarado como um aneurisma com iminência de ruptura, sendo uma urgência médica. De acordo com a mesma diretriz, a correção endovascular deve ser a preferência sempre que anatomicamente viável, principalmente em um paciente com múltiplas comorbidades.

O paciente foi submetido à correção endovascular percutânea do aneurisma recebendo alta no 2 dia pós-operatório, vide imagens abaixo:

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Eduardo Sansolo

Eduardo Sansolo

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: