Prevenção

Os riscos do uso de suplemento de cálcio e vitamina D

O uso de suplemento de cálcio com ou sem associação com vitamina D para prevenção e tratamento de osteoporose é uma conduta muito frequente na prática clínica.

Alguns estudos recentes mostraram aumento de risco de eventos cardiovasculares em mulheres saudáveis recebendo suplemento de cálcio.

Para definir melhor isso, um estudo randomizado, placebo controlado, com seguimento de 7 anos (Women’s Health Initiative Calcium / Vitamin D Supplementation Study – WHI CaD) avaliou 36.282 pacientes recebendo cálcio e vitamina D. Não houve diferença em incidência de eventos cardiovasculares entre os grupos, mas quase 50% dos pacientes do estudo estavam usando suplementos de cálcio por conta própria, o que pode ter influenciado no resultado do estudo.

Uma nova análise desses dados mostrou que em cerca de 17.000 pacientes que realmente não estavam usando suplemento de cálcio ou vitamina D no início do estudo e que foram randomizadas para começar a utilizá-los, houve um aumento significativo do risco de IAM (HR 1,22) e IAM e AVC (HR 1,16). No grupo que já estavam tomando suplemento no início do estudo não houve esse aumento.

O aumento de risco de eventos cardiovasculares com o uso de suplementos de cálcio seria considerado "modesto", mas se considerarmos o uso em larga escala desse medicamento, esses achados deveriam nos fazer repensar sua indicação. O número necessário para causar danos (NNH) – eventos cardiovasculares – em 1 pessoa seria 178. Já para prevenir fraturas, o número necessário para tratar (NNT) seria 302.

Pelas limitações da metodologia utilizada, esses resultados não definem de uma vez esse assunto. Mas talvez a melhor conduta a ser realizada no momento seja indicar somente aumento da ingesta de cálcio na dieta (que, por enquanto, não tem evidências que aumente o risco cardiovascular) para prevenir osteoporose, e usar suplementos de cálcio e vitamina D de maneira mais criteriosa.

 

Publicidade

Deixe um comentário

Sobre o autor

Fernando Figuinha

Fernando Figuinha

Especialista em Cardiologia pelo InCor/ FMUSP
Médico cardiologista do Hospital Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.
Presidente - SOCESP Regional Sorocaba.

2 comentários

Deixe uma resposta

Seja parceiro do Cardiopapers. Conheça os pacotes de anuncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site
%d blogueiros gostam disto: